Deputado Thiago Abrahim alerta para políticas de prevenção de acidentes para reduzir mortes no trânsito, que atingem 50% dos motociclistas no Amazonas

Reporter da Cidade

A imprudência do trânsito no Amazonas tem crescido e provocado ainda mais mortes. De acordo com dados da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), de 2023, explanados pelo deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), nesta quinta-feira (20/3), 50% de óbitos no trânsito são provenientes de acidentes com motociclistas.

“Esses dados são alarmantes. Além de 50% das mortes, os acidentes envolvendo motociclistas também são responsáveis por 75% das internações no Amazonas, o que implica também no crescente aumento de custos hospitalares para os cofres públicos”, enfatizou Abrahim.

De acordo com o parlamentar, a frota de motocicletas no Amazonas é superior a 500 mil. A motocicleta ainda é o principal meio de transporte no estado.

“A maioria dos acidentes, de acordo com a FVS, envolvem homens com faixa etária entre 30 e 39 anos. A incidência desses acidentes ocorre geralmente durante o fim de semana, quando acontecem os acidentes fatais, que é quando há uma influência para ingestão de bebidas alcoólicas. Mostro esses dados, porque é crescente o número de acidentes no nosso interior, principalmente em Itacoatiara, Parintins e Manacapuru”, disse.

O deputado do União Brasil também destacou que é fundamental investimentos em segurança viária, infraestrutura, além da adesão de políticas públicas, campanhas de educação no trânsito e de conscientização da população em geral.

“A falta de habilitação e o consumo de bebidas alcoólicas têm influenciado negativamente para a ocorrência desses acidentes, o que têm elevado esse número de mortes. Isso também tem gerado custos para dentro dos hospitais como, por exemplo, quando é preciso fazer uma remoção para uma unidade hospitalar que tenha aparelhos para tomografia. São poucos municípios do interior que têm tomógrafo. Precisamos ter consciência e adotarmos políticas conjuntas: Governo do Estado, municípios e Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Precisamos fazer intervenções eficazes e com uma fiscalização rígida no trânsito”, propôs Thiago.

O deputado se reuniu ontem com o diretor-presidente do Detran/AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), David Fernandes, para levar as demandas dos municípios.

“O Detran conta com programas importantes como o CNH Social e Escola Pública de Trânsito, o que é importante e deve ser incentivado dentro dos municípios. Também vamos apresentar projetos de conscientização no trânsito dentro das escolas. Vamos destinar recursos para os municípios do interior através de emendas para que possamos executar políticas de conscientização, políticas de sinalização horizontal e vertical, além de cursos para mototáxis, motoboys, além de investimentos em capacetes, coletes, entre outros. Temos uma cultura muito forte aqui no interior de não usar o capacete. As pessoas riem quando alguém usa capacete e cinto de segurança no interior. É fundamental essa conscientização para uso dos equipamentos de segurança”, concluiu.

Compartilhar este artigo