O deputado Mário César Filho (UB), realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Confeiteiro nesta segunda-feira (24/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A data é celebrada anualmente no dia 02 de janeiro. A Sessão reuniu profissionais do setor para reconhecer a importância da confeitaria na economia e cultura do Amazonas.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e profissionais de destaque no cenário empresarial e educacional do Amazonas, entre eles a gestora de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae-AM, Débora Sales Pessoa; a representante do Senai-AM, Lilia Dutra; diretora de Educação Profissional do Senac-AM, Ellen Marinho; a empresária e fundadora da Panadero Brasil, Gerizamar Moura; a confeiteira e instrutora do Senai-AM, Zenilde Cavalcante, a especialista em bolos artísticos e flores de açúcar, Zila Silva; o empresário e confeiteiro, Paulo Marinho e a secretária executiva adjunta da Seas, Selma de Lima Melo, representando o governador Wilson Lima.
O deputado destacou a importância de homenagear e reconhecer a classe profissional.
“O trabalho dos confeiteiros é uma arte que vai além da gastronomia. É uma expressão de cultura e tradição. Profissionais como Gerizamar Moura, Zenilde Cavalcante e Zila Silva entre outros homenageados, são exemplos do talento e dedicação que enriquecem o nosso estado”, afirmou o parlamentar.
A fundadora da Panadero Brasil, Gerizamar Moura, destacou sua emoção ao receber a homenagem. “São 20 anos dedicados à confeitaria no Amazonas, trazendo inovação e qualificação para os profissionais da área. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar”, destacou.
Outras homenageadas do dia, Zenilde Cavalcante, com mais de 24 anos atuando na formação de confeiteiros no Senai, celebrou a valorização do setor. “A confeitaria é mais do que fazer doces, é transformar vidas. Essa homenagem representa cada aluno que encontrou um caminho na profissão”, ressaltou.
Já Zila Silva, referência em bolos artísticos e flores de açúcar, reforçou a importância do evento. “Ver nosso trabalho sendo reconhecido mostra que a confeitaria tem um papel fundamental na economia e na história do nosso Estado”, disse.
O impacto da confeitaria no Estado é enorme, gerando mais de 14 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. São mais de 2.500 empreendedores formalizados no estado, contribuindo para a economia e o desenvolvimento do Amazonas.
O deputado Mário César Filho reafirmou compromisso com a valorização da classe confeiteira e o fortalecimento do setor.
“Seguiremos apoiando e criando iniciativas que impulsionam esses profissionais, garantindo mais oportunidades e reconhecimento para essa categoria tão essencial para nossa economia e cultura”, enfatizou.
A homenagem celebra não apenas os confeiteiros presentes, mas toda a categoria que adoça a vida das pessoas e impulsiona a economia do Estado.