
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na sexta-feira (12/12), no plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em comemoração aos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos).
Segundo o parlamentar, a ONU exerce um papel fundamental no desenvolvimento do Amazonas ao concentrar esforços na combinação entre proteção ambiental, justiça social, desenvolvimento sustentável e inclusão das populações tradicionais.
“Por meio do Fundo Brasil-ONU é possível desenvolver ações onde o governo não consegue chegar. A instituição internacional garante os direitos dos povos indígenas e das populações tradicionais, além de atuar na proteção social, segurança alimentar, saúde, educação multilíngue e no combate à violência contra crianças, adolescentes e jovens no nosso Estado. Por isso, merece o reconhecimento do nosso povo”, afirmou.
O deputado também destacou as iniciativas da ONU voltadas para a conservação e o uso sustentável da floresta, que contribuem para reduzir os impactos da crise climática, a perda de biodiversidade e a poluição.
“Nossa defesa no Parlamento coincide com o trabalho realizado pela ONU na área ambiental. Trabalhamos incansavelmente para ver nosso Estado crescer por meio da revitalização da BR-319, sempre atuando pela preservação da nossa floresta, nosso maior patrimônio”, declarou.
Parceria
Na cerimônia, foi firmada uma parceria entre a ACNUR e a Aleam. O acordo estabelece cooperação institucional com o objetivo mútuo de fortalecer as iniciativas legislativas e políticas públicas. Tais ações visam a proteção e a integração socioeconômicadas pessoas deslocadas, bem como a valorização do potencial dos refugiados e de outros indivíduos com necessidades de proteção internacional, garantindo sua inclusão social e acesso a políticas públicas no estado do Amazonas.
Participaram da homenagem representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM); do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); do Escritório das Nações Unidas sobre drogas e Crime (UNODC); e da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e outras autoridades do estado.
ONU
Fundada em 24 de outubro de 1945, a Organização das Nações Unidas celebra 80 anos contribuindo para o enfrentamento dos mais diversos desafios globais. Em sua missão de manter a paz e a segurança internacionais, a ONU também apoia os países na promoção do progresso social, na melhoria das condições de vida e na defesa dos direitos humanos.
No Amazonas, a ONU atua por meio de diversas agências, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que têm desempenhado papel essencial na acolhida de imigrantes que chegaram ao Estado. Também estão presentes o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a UNESCO e o UNODC.
A atuação dessas instituições contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a promoção dos direitos humanos no Amazonas, razão pela qual a homenagem foi realizada.