No Dia Internacional da Juventude, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca políticas públicas que têm mudado a vida de jovens no Estado. O parlamentar destaca que destinou mais de R$ 17 milhões em emendas impositivas à educação e fomento da prática esportiva no Amazonas.
“O nosso objetivo é que a juventude participe dos processos de evolução da cultura, esporte, educação ou em qualquer área. Os jovens querem ser protagonistas das políticas públicas”, pontuou o deputado João Luiz.
O republicano indicou ao Governo do Amazonas a implantação do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que beneficia mais de 15 mil crianças, adolescentes e jovens com as modalidades de vôlei, jiu-jítsu e futebol.
Como presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) alcançou mais de 23 mil pessoas, por meio dos projetos “Ei, Te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura, é crime!”. Também é autor do projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania da Aleam e o Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes e Jovens (Proaj).
Palestra
Neste ano, João Luiz palestrou aos socioeducandos e visitou as dependências do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Participações
No mês passado, participou do Seminário de Elaboração do Plano Nacional de Juventude (PNJ) na Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul de Manaus e no ano passado também participou da 4ª Conferência Nacional de Juventude, evento que teve objetivo de debater políticas públicas relevantes, onde foram respeitadas todas as ideologias, seguimentos e a representatividade dos jovens.
Anteprojeto
O parlamentar também indicou, por meio do Requerimento n° 5380/2023, ao governador Wilson Lima (UB), o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Bolsa Juventude Rural, com a finalidade de incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural.
Qualificação
João Luiz é autor do Projeto de Lei n° 85/2023, que institui a educação técnico-profissional no ensino médio, que está em tramitação na Assembleia Legislativa.
É autor da Lei n° 6. 768/2024, que institui a pré-iniciação científica no ensino médio no Estado do Amazonas.