Deputado João Luiz destaca na Aleam trabalho sólido aos fisioterapeutas com Leis, emendas parlamentares e Indicativos

No Dia do Fisioterapeuta, que aconteceu no domingo (13/10), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que ao longo dos mandatos no Poder Legislativo destinou emendas parlamentares, Requerimentos, Indicativos e Leis para a categoria no Estado do Amazonas.

O parlamentar indicou ao Governo do Amazonas o RespirAR, que neste ano, alcançou a marca de mais de meio milhão de atendimentos realizados. O programa é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi objeto de estudo científico em uma universidade de Portugal, onde foi apresentado no Congresso de Globalização e Saúde na Universidade de Coimbra, além de ser apresentado na Conferência de Políticas Públicas e Ciências de Dados, que ocorreu no ano passado no Amazonas.

João Luiz relembra que em 2023, foi destinado aproximadamente R$ 500 mil, em emenda impositiva para a aquisição de equipamentos de fisioterapia e insumos para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visando o fortalecimento do RespirAR, em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

No interior do Amazonas, o republicano destinou emendas impositivas para que fossem realizados cursos de capacitação para fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos.

“Não podemos deixar de homenagear e exaltar o trabalho desses profissionais, que se dedicam diariamente à saúde das pessoas. Temos trabalhado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para fortalecer a categoria ao longo dos nossos mandatos”, afirmou o deputado João Luiz.

Trabalho

Ele é coautor da Lei n° 6.531/2023, que dispõe sobre a permanência do profissional de fisioterapia nas maternidades públicas e privadas.

Indicativos

João Luiz também indicou a instalação de uma tenda de atendimento à saúde no calçadão da Ponta Negra, com profissionais da área de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, para que seja ofertado serviço de aferição de pressão, temperatura, atendimento de fisioterapia, resguardando-se medida em garantia de manutenção da saúde da população amazonense.

O parlamentar também indicou a construção de um Centro de Fisioterapia no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), o qual possibilitará melhor acesso aos tratamentos fisioterapêuticos para a região.

Também solicitou ao Governo do Amazonas, a regulamentação da Lei Nº 4.697/2018, que “cria o programa de fisioterapia para idosos (Fisioterapia Geriátrica) em toda rede pública estadual de saúde, e dá outras providências”.

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment