Deputado Felipe Souza destaca leis de sua autoria em apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

No dia 2 de abril, o mundo celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data importante para promover o entendimento e a aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este transtorno neurológico, que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social, é mais comum do que muitos imaginam, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

Neste contexto, o deputado Felipe Souza (PRD), criou leis que desempenham papel fundamental na promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com autismo. Um exemplo de esforços legislativos voltados à comunidade.

Comprometido com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o deputado tem sido um importante defensor da causa do autismo no Amazonas. Sua atuação parlamentar resultou na proposição de diversas leis que visam melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão das pessoas com TEA.

Uma das iniciativas de Felipe Souza é a Lei nº 5.100 que criou o Selo Empresa Amiga dos Autistas e Portadores de TDAH. A lei incentiva a inclusão do cidadão com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Serão contempladas empresas privadas que promovam ações, isoladas ou em parceria, visando o atendimento, defesa, valorização e inclusão de autistas.

“É essencial promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Lutando pela conscientização e pela aceitação do autismo podemos avançar rumo a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos”, afirmou o parlamentar.

O deputado Felipe Souza também tem se empenhado na promoção de campanhas de conscientização e na criação de políticas públicas voltadas ao atendimento e suporte às pessoas com TEA e suas famílias. O trabalho legislativo tem sido fundamental para avançar na garantia dos direitos e na melhoria da qualidade de vida dessa comunidade.

Outras leis em defesa dos autistas

– Lei nº 5.337 oferta de bolsas de estudo para deficientes com Transtorno do Espectro Autista pela rede de ensino privada e associações no âmbito de Manaus.

– Lei nº   6.098 Direito à continuidade no fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora habitada por pessoa com deficiência.

– Projeto de Lei nº 906, que aguarda sanção governamental. O PL autoriza o livre acesso e permanência em qualquer local, público ou privado, da pessoa com Transtorno do Espectro Autista portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal. A legislação visa garantir o direito à autonomia e à dignidade das pessoas com autismo, permitindo-lhes maior independência em suas atividades cotidianas.

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment