Deputado Cristiano D’Angelo propõe lei para tornar Boa Vista do Ramos a ‘Capital Amazonense do Mel’

Reporter da Cidade

O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) protocolou, na última quarta-feira (2/4), Projeto de Lei (PL) que visa conferir ao município de Boa Vista do Ramos, o título de “Capital Amazonense do Mel”, em reconhecimento à sua significativa produção de mel de abelhas nativas e à sua relevância econômica e social para o setor.

Ciente do destaque de Boa Vista do Ramos no cenário estadual, o parlamentar ressalta que a expressiva produção de mel de abelhas sem ferrão do município é considerada uma das maiores e de melhor qualidade, dessa categoria, em todo o Brasil. Além disso, o município possui condições climáticas e ambientais favoráveis à meliponicultura, praticada no território por trabalhadores que, ao longo de décadas, desenvolveram grande habilidade no manejo dessas abelhas.

De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura no Amazonas, Vinicius Picanço, Boa Vista do Ramos é o maior expoente da meliponicultura no Amazonas e o mel de abelhas nativas, oriundo desse município, é destaque no mercado por sua excepcional qualidade e pela singularidade da sua produção. O representante acrescenta, ainda, que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) deverá conceder, muito em breve, registro de indicação geográfica para o conhecido “Mel de Boa Vista do Ramos”.

“A iniciativa do deputado Cristiano D’Angelo é muito bem-vinda. Essa titulação irá trazer o reconhecimento merecido para o município de Boa Vista do Ramos, especialmente para aquelas famílias de meliponicultores que se dedicam a essa atividade tão bonita e importante”, frisou o chefe da DDR-AM.

Cristiano D’Angelo justifica que o Projeto de Lei tem o objetivo de valorizar a atividade de produção de mel de abelhas sem ferrão desempenhada na localidade e fomentar as políticas públicas voltadas ao setor, incentivando investimentos, pesquisas e inovações.

O parlamentar ainda destaca que Boa Vista de Ramos possui centenas de colônias nativas de abelhas sem ferrão, o que reforça o protagonismo do município na preservação ambiental e na manutenção da biodiversidade da região, uma vez que a polinização realizada é essencial para o equilíbrio ecológico.

“Esse título servirá como um instrumento de promoção e visibilidade para o município, impulsionando ainda mais o desenvolvimento sustentável da meliponicultura e fortalecendo a identidade regional”, concluiu o deputado.

Compartilhar este artigo