Nesta quinta-feira (12/12), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo a 27 personalidades que se destacaram na sociedade amazonense, em 2024. No plenário Ruy Araújo, esses profissionais foram homenageados por suas práticas em diversos segmentos, que têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estado.
O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) ressaltou a importância do reconhecimento. “Essa medalha é uma forma de valorizar os nossos profissionais, que tanto contribuem para a construção do futuro, promovem desenvolvimento e o crescimento social”, salientou.
Cristiano D’Angelo indicou a comenda ao professor Galileu da Silva Pires, natural de Manacapuru (distante a 98 quilômetros de Manaus). Em nome dele foram homenageados todos os profissionais da educação do município.
Além de professor de Biologia, Galileu atua como diretor de Robótica da Sala RobotMaker da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manacapuru. Sob sua direção, o ambiente oferece aulas de programação e montagem robótica, projetos científicos e torneios, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
O deputado Cristiano D’Angelo destacou a trajetória do educador. “Com uma abordagem inovadora, Galileu vem desempenhando um papel fundamental e de excelência na disseminação do ensino de robótica nas escolas públicas municipais, alcançando alunos do ensino fundamental em áreas urbanas, rurais e indígenas”, disse.
“Estou muito feliz em receber esta homenagem. A sensibilidade do deputado Cristiano D’Angelo mostra que a classe dos professores está sendo valorizada e respeitada”, agradeceu Galileu Pires.
A entrega da comenda ao professor, segundo o parlamentar, reflete o reconhecimento merecido ao trabalho incansável de educadores que, com dedicação e compromisso, estão transformando a educação no Amazonas.
Professor Galileu Pires
Galileu da Silva Pires, nascido no município de Manacapuru, dedicou grande parte da sua vida à educação. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE), ele é professor de Biologia da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré e Diretor de Robótica da Sala RobotMaker da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manacapuru. Como dirigente do ambiente tecnológico educacional, busca democratizar o conhecimento de robótica nas escolas públicas do município, atendendo os alunos do fundamental 1 e 2 nas zonas urbanas, rurais e indígenas.