Em Sessão Especial realizada na tarde desta quarta-feira (5/6), o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) entregou a Medalha Ruy Araujo à Renilce Helen, promotora de Justiça do Estado do Amazonas. A Sessão ocorreu no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reunindo diversas autoridades e membros da comunidade jurídica para celebrar a notável trajetória da promotora.
Durante a Sessão, o deputado destacou a trajetória da promotora. “A doutora Renilce Helen é um exemplo de dedicação e competência. Sua trajetória no Ministério Público é marcada por conquistas significativas e pela defesa incansável dos direitos da população amazonense. A Medalha Ruy Araujo é um reconhecimento mais que merecido por sua contribuição ímpar à justiça e à sociedade do Amazonas”, disse Bessa.
Em suas palavras de agradecimento, a promotora emocionou os presentes. “Agradeço imensamente a propositura da Medalha pelo deputado Carlinhos Bessa, que é um reconhecimento não só a minha trajetória, mas também à minha instituição, da qual eu pertenço há quase 26 anos. Receber essa homenagem é muito importante, pois sentimos que nosso trabalho e nossa trajetória foram reconhecidos não só pelo deputado Carlinhos Bessa, que é meu conterrâneo, mas também referendado por todos os deputados da Assembleia”, disse.
Sobre a homenageada
Renilce Helen, natural de Tefé, é filha de João Hamilton de Sousa e Renilde de Castro Queiroz de Sousa. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a promotora possui especializações em Direito Penal, Processo Penal, Direito Civil, Processo Civil e Direito Eleitoral por instituições renomadas como a Ufam, Universidade Cândido Mendes e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sua carreira no Ministério Público do Estado do Amazonas iniciou em 19 de agosto de 1998. Desde então, Renilce tem desempenhado um papel fundamental em diversas comarcas, como Uarini, Nhamundá, Coari, Tefé e Jutaí, antes de se estabelecer na Promotoria de Justiça de São Gabriel da Cachoeira, onde atuou de 2001 a 2008.
Em sua atuação em São Gabriel da Cachoeira, a promotora destacou-se pela criação de parcerias com o Poder Judiciário e diversos órgãos para a realização do primeiro Juizado itinerante, além de sua atuação no Balcão da Cidadania Indígena e na pesquisa pioneira sobre violência, sexualidade e relações de gênero, em colaboração com o Instituto Social Ambiental (ISA).
Renilce Helen também foi essencial na inauguração da sede própria da Promotoria de Justiça na comarca, permitindo um atendimento mais digno à população local. Sua atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho para a defesa dos trabalhadores locais e como promotora Eleitoral em diversas eleições municipais evidenciou seu compromisso com a orientação e educação dos candidatos e eleitores, incluindo a divulgação de orientações em três línguas indígenas oficiais do município.
Entre 2009 e 2014, a promotora desenvolveu projetos de cidadania em Itapiranga, como a emissão de registros de nascimento e outros documentos, além de ações de orientação a idosos e ao público infanto-juvenil em escolas. Em 2014, foi promovida para a capital, onde continuou sua brilhante trajetória em várias promotorias, culminando na sua atuação como secretária-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas e titular da 35ª Promotoria de Justiça Especializada em Direito de Família.