Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado na última segunda-feira (24/3), o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) reforçou a importância da data e do trabalho realizado no Amazonas no enfrentamento à doença. A equipe da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (Frendhat) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo parlamentar, participou da caminhada em alusão à data, promovida pelo Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas.
Durante seu pronunciamento, Bessa destacou o papel essencial da Policlínica Cardoso Fontes na luta contra a tuberculose e anunciou que fará um requerimento ao Governo do Estado para fortalecer e incentivar ainda mais o trabalho já realizado na unidade. “A Policlínica Cardoso Fontes tem uma história de comprometimento com a saúde da nossa população. É fundamental que possamos reforçar esse trabalho, garantindo que, após a reforma, a unidade continue sendo referência no tratamento da tuberculose”, afirmou o deputado.
O parlamentar também ressaltou a necessidade de ampliar os investimentos na unidade. “A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública, e precisamos garantir que nossos profissionais e pacientes tenham estrutura adequada para o combate à doença. Vamos trabalhar para que o governo amplie os incentivos à Policlínica, fortalecendo esse importante trabalho”, disse.
Com o compromisso de fortalecer essa estrutura, o deputado Carlinhos Bessa reafirmou seu apoio às iniciativas que garantam mais investimentos e melhorias na unidade, reforçando seu papel na luta contra a tuberculose e na promoção da saúde da população amazonense.
Sobre a Policlínica Cardoso Fontes
Fundada em 4 de novembro de 1944, a Policlínica de Referência em Pneumologia Sanitária Cardoso Fontes tem sido um pilar fundamental no combate à tuberculose no Estado do Amazonas. Seu primeiro diretor, o médico pneumologista Dr. Moura Tapajós, iniciou os trabalhos de atendimento à população ainda de forma voluntária. Desde então, a unidade passou por diferentes fases, atuando como Dispensário, Ambulatório, Centro de Saúde e, atualmente, Policlínica.
Apesar dos avanços no tratamento da tuberculose, a doença segue sendo um grave problema de saúde pública em nível mundial. A Policlínica Cardoso Fontes continua desempenhando um papel essencial na prevenção, diagnóstico e tratamento da enfermidade, atendendo pacientes de diversas regiões do Estado.