Deputada Mayra Dias propõe Projeto de Lei para apoio à saúde mental das mães

A deputada Mayra Dias (Avante) reforça o compromisso com o bem-estar das mães ao apresentar o Projeto de Lei nº 507/2024, que institui a Campanha Estadual Permanente “Colo para Mãe”. Este projeto visa promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental materna, uma questão de suma importância diante do crescente número de mães que enfrentam desafios emocionais.

Com o intuito de amparar as mulheres-mães em momentos cruciais de suas vidas, a Campanha “Colo para Mãe” estabelece diretrizes para uma abordagem integral da saúde mental materna. O projeto se destaca por propor ações que vão desde a prevenção de transtornos mentais até a assistência integral, garantindo que as mães tenham acesso a serviços de saúde mental qualificados e humanizados.

Entre os principais objetivos do projeto estão a promoção da saúde mental materna, por meio de políticas públicas; prevenção de transtornos mentais comuns e graves e a capacitação de profissionais para o acolhimento e cuidado das mães. A iniciativa prevê, ainda, a realização de atividades como rodas de conversa, mutirões de atendimento, palestras e oficinas, voltadas tanto para a conscientização da sociedade, quanto para o apoio direto às mães.

A justificativa apresentada pela deputada Mayra Dias destaca a urgência da campanha. Dados alarmantes apontam que uma em cada quatro mulheres sofre de depressão pós-parto. Muitas enfrentam transtornos mentais ainda durante a gestação, sem receber o devido diagnóstico ou tratamento. O Projeto de Lei também aborda a vulnerabilidade das mulheres com transtornos mentais em idade reprodutiva, ressaltando o impacto de fatores como a violência doméstica; tripla jornada de trabalho e as disparidades salariais na saúde mental das mães.

“A saúde mental materna precisa ser uma prioridade. Mães saudáveis, tanto física quanto emocionalmente, são essenciais para o bem-estar de nossas famílias e, consequentemente, de toda a sociedade. O ‘Colo para Mãe’ é um passo necessário para garantir que essas mulheres recebam o apoio que merecem,” afirma Mayra Dias.

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment