Deputada Joana Darc representa Aleam no evento ‘CoMPet a Todos’, do Ministério Público do Amazonas

Reporter da Cidade

A deputada estadual Joana Darc (UB) representou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na abertura do projeto “CoMPet a Todos”, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), na quinta-feira (31/7). Na oportunidade, a parlamentar apresentou proposituras que pautam a causa animal no legislativo, bandeira que defende fortemente.

Darc destacou propostas defendidas à frente da Comissão de Proteção aos Animais da Casa Legislativa (CPAMA-Aleam) e, ainda, salientou a importância da Lei Estadual nº 6.673, de 22 de dezembro de 2023, de sua autoria, que instituiu o Código de Proteção dos Animais no Amazonas,

“Hoje nós temos um código de proteção da fauna no Amazonas, que é um compilado de leis que garantem os direitos dos animais no estado. Sou autora dessa proposta e estamos em busca de dar uma publicidade ainda maior para esse código, pois embasa a maioria das ações realizadas pelos órgãos, e por isso que é de extrema importância”, disse.

A parlamentar parabenizou o MPAM pela criação do projeto, que busca incentivar o método Captura, Esterilização e Devolução (

CED), a promoção da adoção responsável e a difusão das Cinco Liberdades dos Animais. Darc também reforçou a necessidade de diálogo com os órgãos de proteção aos animais no Amazonas.

Causa animal e protetores

Protetora de animais há 20 anos, a deputada Joana Darc, que entrou na política amazonense com o intuito de ampliar as políticas públicas voltadas para os animais no estado, falou sobre a falta de compreensão das pessoas que solicitam resgate, mas que não se prontificam a adotar os animais.

“Existe incompreensão com a causa animal, pois há quem pense que é só resgatar os animais e não é somente isso. Tenho um cachorro que está há quase 18 anos no meu abrigo, resgatei quando era adolescente, e ele continua lá, firme e forte, mas sem um lar definitivo, porque as pessoas não adotam. Surgem cem pedidos de resgates, mas quase nenhuma adoção responsável”, desabafou.

Durante a solenidade, a deputada ainda afirmou que, em breve, o Governo do Amazonas estará anunciando a abertura do primeiro Hospital Público Veterinário do Estado, obra oriunda de emendas parlamentares de Joana Darc.

O evento contou com a roda de conversa “Bem-estar de cães e gatos na cidade de Manaus”, onde foram debatidos assuntos importantes com os órgãos públicos, a sociedade civil, os acadêmicos e o público em geral.

Compartilhar este artigo