Deputada Joana Darc denuncia mulher por atear fogo em dois filhotes de gatos na frente de crianças

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) denunciou, na quarta-feira (14/8), por meio das redes sociais, que uma mulher de 65 anos, que não teve o nome divulgado, ateou fogo em dois filhotes de gatos na frente de crianças no meio de via pública. O crime aconteceu na noite da última terça-feira (13/8), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

De acordo com os moradores, a neta da mulher achou os filhotes na rua e decidiu levar para casa com o intuito de ajudá-los. A mulher de 65 anos não queria que a neta tivesse os gatos dentro de casa e, no momento em que a criança foi tomar banho, colocou os gatos numa caixa com pedaços de papelão, despejou óleo e ateou fogo nos animais.

“Eu nunca tinha visto isso na minha vida e olha que são mais de 20 anos atuando na causa animal. Essa pessoa criminosa que ateou fogo em dois gatinhos, dentro de uma caixa de papelão, fez isso na frente de várias crianças, e uma delas foi a neta, que só queria ajudar os gatinhos. Vamos buscar por justiça, pois isso é crime e a vida de um animalzinho inocente não pode ser descartada dessa forma brutal”, disse a parlamentar.

Relato de testemunha

A deputada Joana Darc divulgou um vídeo que possui o relato de uma das crianças que visualizaram o crime acontecendo.

“Foi com óleo! Ela pegou e pipocou (sic) o papelão, botou em cima dos gatinhos, tacou óleo… e botou fogo com fósforo”, descreveu a criança.

Um gato morreu carbonizado e o outro foi resgatado e está sob os cuidados da parlamentar. O gato que sobreviveu se encontra em tratamento intensivo.

Desdobramento

Ainda na quarta-feira, após denúncia de Joana Darc, a suspeita do crime foi identificada, detida e levada à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) para prestar esclarecimentos sobre o caso. O nome da suspeita não foi divulgado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Crime de maus-tratos

No Brasil, maus-tratos aos animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Desde 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Qualquer ação criminosa pode ser denunciada no disque denúncia 181 ou pelo 190. Além disso, os crimes de maus-tratos aos animais, sejam domésticos ou silvestres, podem ser direcionados à Central de Atendimento da deputada Joana Darc no (92) 98145-1111, via mensagem WhatsApp.

 

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment