Deputada Joana Darc defende a criação da Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal no Amazonas

Reporter da Cidade

A deputada estadual Joana Darc (UB) defendeu, em Sessão Plenária desta quarta-feira (5/2), a criação da Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal no Amazonas. Assídua no ativismo da causa animal há 20 anos, antes de entrar na vida política, a parlamentar salientou a importância da pasta para o Estado.

Mesmo sem nada definido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), o nome da parlamentar é o mais cotado para secretariar a pasta que, segundo Joana, poderá ser a responsável por inaugurar o primeiro Hospital Público Veterinário do Estado e, ainda, ampliar os serviços do projeto Castramóvel.

“Quando a gente tem uma secretaria voltada para isso, conseguimos ter a ampliação e o fomento das políticas públicas. Exemplo, através dela, vamos ampliar o trabalho de castração no Estado, que já atingiu mais de 40 mil castrações de animais. E não somente isso, a prioridade máxima do meu mandato é a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário, algo que pode ser feito com o surgimento da secretaria”, destacou.

Importante salientar que, na volta dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada reforçou o pedido da criação da secretaria ao Governo do Estado, com a justificativa de fomentar projetos que ampliem o conhecimento científico, promovam o bem-estar animal e fortaleçam a saúde pública.

Secretaria da Pessoa com Deficiência

Mãe atípica de uma criança com Síndrome de Down, Joana Darc também pontuou a necessidade da recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, destacando o que pode ser oferecido às famílias atípicas do Amazonas.

“Ao ter a secretaria PcD, a gente consegue criar projetos e fomentar oportunidades para ofertar terapia a essas pessoas, oferecer acolhimento quando sair o diagnóstico às famílias das pessoas com deficiência e, principalmente, garantir os direitos para que o preconceito não seja tolerado no nosso Estado, mas que a inclusão sim”, disse.

Nos anos de 2021 e 2023, Darc protocolou um indicativo, por meio de requerimento, para que fosse recriada a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), extinta em 2019, após reforma administrativa do Estado, sendo a pasta incorporada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A parlamentar finalizou agradecendo ao governo pela iniciativa de criar as secretarias e, ainda, expressou felicidade ao ver a causa animal e a causa PcD, no Amazonas, iniciarem o ano dessa maneira.

“Agradeço ao governador Wilson Lima por ter essa sensibilidade de criar a secretaria para os animais e recriar a Seped. Fico feliz em saber que as duas causas prioritárias do meu mandato iniciaram um 2025 com grandes marcos em suas respectivas histórias”, declarou.

Compartilhar este artigo