A deputada estadual Joana Darc (UB) celebrou a marca de mais de 800 castrações de cães e gatos, na quinta-feira (10/7), realizadas no município de Iranduba (27 quilômetros de Manaus), por meio do Castramóvel, projeto oriundo de emendas parlamentares do seu mandato. A Unidade Móvel iniciou os procedimentos na sexta-feira (4/7) e se estende até o próximo sábado (12/7).
Durante a fiscalização da ação do Castramóvel, em Iranduba, a parlamentar conversou com a população, considerando o número atingindo uma vitória para a saúde pública da região. Darc também salientou a importância da iniciativa para os municípios do interior e reafirmou seu compromisso com a causa animal em todo o estado.
“Estamos em Iranduba finalizando uma ação solicitada pela população e, com ajuda do Governo do Amazonas, mais de 800 animais foram castrados. Isso é uma vitória para a região, pois quando cuidamos da saúde dos nossos pets, cuidamos também da saúde pública do Estado. Vou articular para que o Castramóvel faça mais ações itinerantes por outros municípios amazonenses”, disse.
Importante ressaltar que, durante a ação, foram ofertadas vacinas antivirais e antirrábicas, além de orientação veterinária para a população de Iranduba. As ações ocorreram na Paróquia São João Batista, no Centro de Iranduba, e na comunidade do Ramal Cachoeira do Castanho.
Castração é vida
Presidente da Comissão de Proteção Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) e médica veterinária, a parlamentar ainda destacou os benefícios da castração e da vacinação para os animais.
“A castração ajuda a controlar a população de cães e gatos, reduz o abandono e ainda previne diversas doenças, como infecções uterinas e câncer. Já a vacinação protege não só os animais, mas também as pessoas, prevenindo doenças graves como a raiva, por exemplo. É por isso que seguimos investindo em ações como o Castramóvel e campanhas de imunização em todo o Amazonas”, ressaltou.
As Unidades Móveis de Castração do Governo do Amazonas são administradas pela Secretaria de Proteção Animal (SEPET). Além do Castramóvel fixo na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no bairro Parque 10, próximo ao Mirage Park, outras duas unidades atuam de forma itinerante na capital.