A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) retomou na terça-feira (09/09) suas atividades parlamentares, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), após o período de licença-maternidade. Presidente da Comissão de direitos humanos, pessoa com deficiência, Assuntos Indígenas e Promoção Social da Casa, a parlamentar destacou que o gabinete permaneceu ativo durante sua ausência e apresentou um balanço de sua atuação.
“A maternidade é um direito adquirido de todas nós, e não só para mim enquanto mãe, mas para minha filha também. Eu pude acompanhar os primeiros meses de vida dela. Mas é importante destacar que o meu gabinete nunca parou. Conseguimos protocolar 60 projetos de lei, 3 PRLs e 3 requerimentos. O trabalho não cessa, a demanda é contínua em todo o Estado, e o nosso gabinete esteve atento às necessidades da população”, afirmou a parlamentar.
Entre as propostas de destaque, a Dra. Mayara citou o projeto que cria o selo ‘Empresa Amiga da pessoa com deficiência’, que reconhece instituições que garantem acessibilidade e ampliam oportunidades de emprego e educação para pessoas com deficiência.
No plenário, a deputada também fez referência à Lei Estadual sobre prevenção e diagnóstico precoce da hipertermia maligna, aprovada em 2023. Em homenagem à estudante de medicina Sophia Rodrigues, vítima da condição neste ano, Mayara anunciou que proporá a alteração do nome da norma para Lei Sofia.
“Como médica e mãe, sei o quanto é doloroso ver sonhos interrompidos. O sonho da Sophia de salvar vidas agora se perpetuará como lei, para que outras famílias não passem pela mesma dor”, completou.
O retorno da parlamentar marca a continuidade de uma intensa agenda em defesa da saúde, da inclusão, dos direitos humanos e do interior do Amazonas.