Delegado Péricles comemora a criação do Cepcolu na estrutura organizacional do Governo do Estado

Reporter da Cidade

Durante seu discurso nesta quarta-feira (11/12), o deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou que a Mensagem Governamental nº 135/2024, que cria o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), na estrutura organizacional do Governo do Estado, já foi encaminhada à Assembleia Legislativa (Aleam) e está tramitando em regime de urgência. A votação deve ocorrer antes do recesso parlamentar.

Péricles destacou que, com a inclusão do Cepcolu na estrutura governamental, será possível estabelecer diretrizes para a gestão de recursos humanos e serviços oferecidos pela unidade hospitalar.

“O Cepcolu vai transformar uma triste realidade que vivemos no Estado, que é recordista no número de mulheres vítimas do câncer do colo do útero”, afirmou o deputado, lembrando que, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), mais de 200 mulheres morrem anualmente em decorrência dessa doença.

O Cepcolu será o primeiro hospital-dia da região Norte a realizar a cirurgia de conização, um procedimento simples e rápido para a retirada de lesões precoces, evitando o câncer de colo uterino sem a necessidade de extrair o útero. Para a construção do centro, o Delegado Péricles destinou, ao longo de seu mandato, emendas parlamentares que ultrapassam R$ 5 milhões.

Em seu discurso, o deputado também fez um apelo para o engajamento da sociedade e dos parlamentares na retomada da vacinação em massa contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal agente de propagação do câncer de colo do útero, além de outros tipos de câncer, como os de pênis, vagina, ânus e boca.

“Precisamos ampliar as frentes de combate, como a vacinação contra o HPV e a realização de exames preventivos. Todos, seja o Poder Legislativo ou a sociedade, devem se unir para enfrentar esse mal que está deixando tantas famílias amazonenses órfãs”, sugeriu Péricles.

Mais que números

A ginecologista e ativista contra o câncer do colo do útero, Mônica Bandeira de Mello, relatou que, atualmente, nove mulheres estão internadas na FCecon, diagnosticadas com a doença em fase paliativa. Dentre elas, três têm 60 anos, duas têm 48 e 49 anos, duas têm 43 anos, uma tem 38 e outra tem 30 anos.

Contagem regressiva

O Cepcolu está com sua construção em fase de acabamento, e já possui toda estrutura de equipamentos.

Ele foi construído ao lado da FCecon, no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus. O centro contará com consultórios, salas cirúrgicas e um anfiteatro destinado a treinamentos e cursos.

Compartilhar este artigo