David participa do Encontro de Prefeitos da Amazônia Legal

Reporter da Cidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quarta-feira, 23/4, do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30, em Belém (PA). Durante o evento, o gestor destacou o protagonismo de Manaus na pauta da sustentabilidade e reafirmou o compromisso da capital amazonense com o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, sendo a única cidade da região a contar com um Plano Municipal de Mudanças Climáticas já estruturado.

“Eventos como este nos dão a oportunidade de apresentar ideias e encaminhar soluções reais aos problemas enfrentados por quem vive na Amazônia urbana. Nossa missão é ouvir e agir. O povo da floresta precisa ser consultado e respeitado, porque são eles os verdadeiros guardiões do nosso território”, declarou David Almeida.

Em sua participação, o chefe do Executivo municipal citou os principais planos estruturantes em construção na capital amazonense, como os planos de drenagem, resíduos sólidos, mobilidade urbana, arborização e mudanças climáticas. Ele afirmou que todos estarão finalizados até o segundo semestre, prontos para serem apresentados na COP30, que ocorrerá em novembro, também em Belém.

Uma das experiências de destaque levadas por Manaus ao evento foi o projeto das ecobarreiras, instaladas nos igarapés da cidade. A ação integra o programa municipal de enfrentamento aos impactos dos resíduos sólidos nos mananciais urbanos e já apresenta resultados concretos: a redução de 600 para 280 toneladas de lixo recolhidas mensalmente no rio Negro.

“Reduzimos em mais de 50% o volume de lixo que antes poluía nosso maior patrimônio natural. Isso é gestão com responsabilidade ambiental e compromisso com o futuro”, reforçou o prefeito.

David Almeida ainda salientou que a construção da política ambiental de Manaus está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando a importância da atuação conjunta dos governos locais na preservação dos biomas amazônicos.

“A floresta tem voz. E essa voz ecoa por meio de gestões comprometidas com resultados, como temos feito em Manaus. Nossa cidade vai à COP30 com soluções, com exemplos, com projetos que já estão mudando a realidade da nossa população”, afirmou.

Referência amazônica

O prefeito de Belém, Igor Normando, anfitrião do evento e presidente da Comissão de Cidades Amazônicas da FNP, destacou a importância da união entre as capitais do Norte.

“É uma honra receber o prefeito David Almeida, um parceiro nessa caminhada de fortalecimento dos laços amazônicos. Somos cidades-irmãs em desafios e propósitos, e estamos mostrando que é possível transformar a Amazônia com políticas públicas eficazes”, declarou.

O encontro integra a mobilização nacional da Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia (Dusa), com o objetivo de construir uma agenda conjunta das cidades da região rumo à COP30. A programação incluiu painéis sobre planejamento urbano, financiamento sustentável e soluções climáticas para os municípios amazônicos.

Manaus na vanguarda climática

Única capital da Amazônia Legal com um plano estruturado para enfrentar as mudanças climáticas, Manaus segue como referência em políticas públicas ambientais. A presença ativa do prefeito David Almeida na construção das diretrizes da Comissão Permanente de Cidades Amazônicas (CCA) reforça o posicionamento da cidade como liderança na formulação de soluções urbanas sustentáveis.

“Estamos nos preparando para fazer história na COP30. Manaus estará presente não apenas com palavras, mas com ações que comprovam que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à floresta e às pessoas. Nosso compromisso é com o presente e com as próximas gerações”, finalizou Almeida.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

Assuntos ,
Compartilhar este artigo