O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, nesta terça-feira, 18/2, as obras de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs), uma na zona Oeste e outra na zona Leste, que irão fortalecer a cobertura de atenção básica de saúde da capital. De acordo com David, ambas as estruturas de porte 4 devem ser entregues no próximo mês de abril.
Acompanhado pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Salem, David Almeida vistoriou os trabalhos realizados nas unidades do Parque Mosaico, zona Oeste, e no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.
A USF do Parque Mosaico segue o novo modelo de estrutura de atenção primária e terá 1.200 metros quadrados de área construída e 59 compartimentos.
“Mais uma UBS Porte 4, sendo construída pela nossa gestão, para melhorar o serviço ofertado a nossa população. Esse é o novo conceito de estrutura de atenção primária que estamos implementando em Manaus. Em abril, entregaremos mais essa unidade”, afirmou David Almeida.
No bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a UBS Gebes Medeiros se destaca como a maior unidade de saúde básica da cidade, com 1.504 metros quadrados de área construída. Em fase de acabamento, a unidade também tem entrega prevista para abril.
“Estamos na fase final da obra. A previsão é que possamos entregar essa unidade totalmente equipada, modernizada e ampliada em dois meses. Mais uma grande obra que vamos entregar para a cidade de Manaus, dando um grande passo para alcançar a cobertura total na rede de atenção básica”, concluiu o prefeito.
Vale destacar que desde o início da gestão de David Almeida, em 2021, a cobertura de atenção básica em saúde em Manaus saltou de 47% para mais de 90%.
Na visita, Nagib Salem salientou a quantidade de serviços que serão ofertados nos novos aparelhos públicos.
“Eles têm todos os serviços da rede de saúde primária, de todas as cartas de serviços. A gente tem atendimento ambulatorial, saúde bucal, dispensação de medicamentos por meio de farmácia, acompanhamento pré-natal, curativos de pé diabético, salas de observação, enfim, toda a gama de serviços que a atenção primária tem, a gente vai estar ofertando nessas UBS”, concluiu.
— — —
Texto – Dário Avelino / Semcom
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC31g2