Data-base: Comandante Dan avalia como positivo o retorno da negociação

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), saiu otimista da reunião realizada nesta terça-feira (10/12), na sede do Governo do Estado, entre as associações de classe da segurança pública e o secretário chefe da Casa Civil, Flavio Antony. O evento marcou a retomada das negociações entre trabalhadores e Executivo para a reposição salarial de perdas de quatro anos consecutivos.

“A reunião foi bastante proveitosa, primeiro pelo retorno às negociações, conforme havia sido acordado pelo governador Wilson Lima em julho passado. Também houve um clima de entendimento que acabou deixando a todos muito otimistas. Desde 2021, os trabalhadores da segurança pública acumulam perdas que vão de 30% a 40%. No meio do ano, o Governo do Estado concedeu a data-base de 2023, 4,65%, e prometeu para este ano retomar as negociações para concessão do percentual de 3,93%, relativo a 2024. Estávamos aqui para isso e ouvimos palavras objetivas e encorajadoras do secretário Flávio”, afirmou o deputado.

O secretário chefe da Casa Civil solicitou à Secretaria de Administração o impacto financeiro para fins de comparar com o impacto apresentado pelas associações. Disse que irá tratar do assunto com o governador durante a viagem que farão hoje, para retornar esta semana com o parecer de viabilidade, mas não pode precisar se o aumento será concedido ainda em 2024.

“O melhor caminho ao entendimento é sempre o diálogo, desde o início do meu mandato, quando incorporei a bandeira da data-base, temos defendido a negociação para chegar a um bom termo. Segurança é uma prioridade da população e não há bom serviço sem uma remuneração condizente”, finalizou.

Além das associações laborais da segurança pública, do secretário Flávio Antony e do deputado Comandante Dan, esteve presente à reunião o deputado Felipe Souza (PRD), líder do governo do parlamento estadual.

Compartilhar este artigo