Dan Câmara vê necessidade urgente de combate aos crimes contra idosos

Redacao

Mesmo sem a oficialização dos números relativos a dezembro de 2023, os dados de violência contra idosos, publicados pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), mostram crescimento exponencial, entre 35% e 3%, variando de acordo com a tipificação criminal.

O deputado Comandante Dan (Podemos) analisa o fato como um indicador da necessidade urgente de políticas públicas específicas para o segmento.

A despeito do Amazonas e do Brasil verem envelhecer suas pirâmides etárias, o parlamentar considera os idosos uma minoria política, por se tratar de um grupo excluído do poder político, social, jurídico e econômico. “Eles (idosos) são alvos de crimes por conta de suas aposentadorias e pensões. Muitas vezes são mulheres e homens chefes de família, única pessoa do domicílio com renda fixa, mas não estão no exercício total de suas cidadanias”, disse.

Ele lembra ainda que a natural fragilização promovida pela idade também os torna alvos fáceis.

Os crimes de maior incidência contra os idosos cresceram: furto (mais 12,5%), estelionato (mais 27%), ameaça (mais 35%), roubo (mais 9,6%) e injúria (mais 2,9%).

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança não traçam um perfil da vítima o que, segundo Câmara, ajudaria no planejamento de ações e leis que venham ao encontro da proteção dos idosos.

O deputado, que preside a Comissão de Segurança Pública do Legislativo, está estudando formas de interagir com o problema, propondo meios de solucioná-lo, o que nem sempre é feito por um Projeto de Lei. “Preocupa o aumento dos crimes contra as minorias políticas, a exemplo do aumento de 13% das mulheres vítimas de violência doméstica, mas nesse caso precisamos entender se houve um crescimento real da ação ofensiva ou se o que cresceu foi a quantidade de denúncias”, analisou.

Compartilhar este artigo
Leave a comment