Creche da Prefeitura de Manaus recebe ação da Cinoterapia

Reporter da Cidade

Em uma ação que une educação, empatia e cuidado com o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar, realizou, nesta quarta-feira, 9/7, a Cinoterapia, por meio do projeto “Cão Bombeiro, Cão Esperança”. A ação aconteceu na creche municipal Professora Dalvina do Nascimento Martins, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.  

A iniciativa levou cães treinados para dentro do ambiente escolar, proporcionando às crianças momentos de afeto, interação e estímulo sensorial. A cinoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cães treinados como agentes coterapêuticos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adultos. No contexto escolar, essa abordagem é especialmente eficaz com crianças em processo de adaptação, com atraso na fala, dificuldades de socialização ou transtornos do neurodesenvolvimento. 

Cerca de 45 crianças de 1 a 3 anos de idade, participaram da interação com os cães, sempre acompanhadas por educadores e pela equipe do batalhão, onde abraçaram os cães, demonstrando afeto, cuidado e empatia, além de brincarem de bolinhas com os animais. As atividades foram pensadas para estimular o vínculo emocional e o senso de responsabilidade, além de trabalhar a comunicação e o acolhimento. 

A sargento Bruna Santos, da equipe da CIPcães, destacou os impactos positivos da ação no ambiente educacional. 

“A principal proposta da Cinoterapia é contribuir com o desenvolvimento emocional e o processo de aprendizagem das crianças. A terapia assistida com cães funciona como uma ferramenta facilitadora dentro da escola, ajudando especialmente nas verbalizações, no contato visual, no toque e na convivência em grupo. É uma prática complementar que soma ao trabalho dos pedagogos e educadores, voltada para crianças que precisam desenvolver essas habilidades socioemocionais”, comentou. 

A diretora da unidade, professora Silvana Menezes, celebrou o momento e ressaltou os benefícios sentidos já nas primeiras interações. 

“Quando recebemos essa proposta, nos abraçamos com todo carinho. O brilho no olhar das crianças ao ver os cães, o toque, a curiosidade, mostra quanto iniciativas como essa fazem diferença. É uma experiência que acolhe, acalma e transforma o ambiente escolar”, concluiu Silvana. 

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Texto – Jordana Rodrigues/Semed

Fotos – Divulgação/Semed 

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