Tecnologia foi adquirida em maio pelo Governo do Amazonas e é inédita no Brasil


O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou o primeiro atendimento de ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios. A tecnologia inédita no Brasil foi utilizada, na madrugada desta sexta-feira (11/07), em um estabelecimento comercial da zona norte da cidade.
Essa estrutura foi entregue pelo governador Wilson Lima, em maio deste ano, assim como novas viaturas, durante a implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em 16 cidades do estado.
Durante a ocorrência, foram utilizadas 8 viaturas e 40 mil litros de água. Para o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Ximenes Muniz, os drones de combate à incêndios desempenham um apoio importante para a equipe dos bombeiros.
“Nossos drones de combate a incêndios já estão em pleno funcionamento aqui em Manaus e sendo utilizados para o fim que foram adquiridos, que é o de combater incêndios em lugares mais altos”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Ximenes es Muniz.
As duas aeronaves remotamente pilotadas, adquiridas em maio, têm capacidade para sobrevoar uma altura de 30 metros – o equivalente a um prédio de 10 andares e irão auxiliar os trabalhos dos bombeiros em incêndios no estado.


Como a tecnologia funciona
Capaz de transportar uma mangueira pressurizada de uma polegada e meia até o foco do incêndio, as Aeronaves Remotamente Pilotas de Combate a Incêndio (ARPs) atuam como um verdadeiro combatente aéreo, com capacidade de carga de 90 kg e autonomia de voo de 30 minutos. A água é fornecida diretamente pela viatura, garantindo suprimento contínuo.
Com estrutura robusta e motores de alto desempenho, o equipamento foi projetado para operar em áreas de risco extremo, como florestas, indústrias e locais de difícil acesso, sem colocar vidas humanas em perigo.
Outro diferencial é o sistema de realidade virtual FPV, com câmera integrada aos óculos do operador, que permite visualizar em tempo real a linha de combate e executar manobras com precisão cirúrgica. A aeronave opera com duas baterias simultâneas, e conta com um terceiro conjunto sobressalente, o que permite trocas rápidas (em até 2 minutos) e recargas em apenas 15 minutos.
O post Corpo de Bombeiros atende primeira ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.