O concurso para o provimento de mil vagas e formação de cadastro reserva, com 500 vagas em cargos de nível médio e superior, na Secretaria Municipal de educação (Semed), teve 70.319 inscrições efetivadas. O número foi divulgado neste sábado, 15/11, pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad), responsável pela organização do certame. A divulgação das inscrições homologadas está prevista para o próximo dia 17.
A efetivação da inscrição só ocorre após o cumprimento de todas as etapas previstas no edital, que incluem o preenchimento de dados pessoais e o pagamento da taxa estabelecida pela banca contratada para a realização do processo, no caso o Instituto Consulplan. A aplicação das provas está prevista para o dia 7/12.
“O ingresso no serviço público ainda é o sonho de muita gente, e a gestão do prefeito David Almeida tem aberto muitas oportunidades nesse sentido, como foi o caso da Secretaria de saúde, que em 2022 ofereceu 2.001 vagas; da Semseg, em 2024, com 200 vagas e que teve 24 mil inscritos. Estamos com o concurso da Semed em andamento e entramos hoje (sexta-feira, 14) em fase de inscrição para os concursos da Semmas e CGM, com a oferta de mais 65 vagas. E já estão previstos, para 2026, concursos para a Manaus Previdência, Implurb, área não específica, e um NOVO certame para a Guarda Municipal, com 590 vagas”, destacou o titular da Semad, Célio Guedes.
Concorrência
Para nível médio, na área administrativa, o edital do concurso da Semed ofereceu 30 vagas, sendo 20 para nomeação imediata, incluindo uma, reservada para pessoa com deficiência (PcD), e oito de cadastro reserva, no cargo de assistente de administração; e três de técnico de geoprocessamento e três para técnico de hardware/redes, sendo uma de cada dessas últimas, na reserva. Para essa categoria, foram efetivadas 26.931 inscrições, o que representa uma média de 1.347 candidatos por vaga.
As 1.417 vagas de nível superior para profissionais do magistério – professores e pedagogos, estão divididas entre 945 para ocupação imediata, com 50 para PcDs, mais 472 para a formação de cadastro reserva. Para essas vagas, 35.542 inscrições foram efetivadas, o que representa cerca de 25 concorrentes por cada uma dessas oportunidades.
Ainda no nível superior, mas para a área administrativa, o concurso registrou a efetivação de 7.846 inscrições, o que dá uma média, por vaga, de 148 candidatos, uma vez que foram disponibilizadas 53 vagas, divididas em 35 (duas para PcD), mais 18 do cadastro reserva, em cargos de analista municipal nas especialidades de Administração; Direito; serviço social; Biblioteconomia; Contabilidade; economia; engenharia civil; Engenharia Elétrica; Estatística; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição; Psicologia; programação de computador; e analista de sistemas.