Concultura completa 22 anos fortalecendo a cultura e a participação cidadã em Manaus

Reporter da Cidade

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) completa, neste 3 de setembro, 22 anos de história e atuação em defesa das políticas culturais de Manaus, consolidando-se como um espaço democrático de participação, diálogo e fomento à diversidade artística da cidade.

Criado pela Lei nº 710, de 3 de setembro de 2003, regulamentado pelo decreto Municipal nº 7.288, de 11 de maio de 2004, e ampliado pelo decreto Municipal nº 288, de 22 de setembro de 2009, o Concultura nasceu junto ao fundo municipal de Apoio à Cultura Artística (FMC) e ao seu Conselho Gestor, com a missão de formular, apoiar e acompanhar as políticas culturais do município, aproximando sociedade civil e poder público.

Em comemoração aos 22 anos do Concultura, o presidente do órgão, Tony Medeiros, ressalta a importância da atuação do conselho e do apoio da Prefeitura de Manaus, para fortalecer a cultura local e ampliar o acesso da população às diversas expressões artísticas da cidade.

“Chegar aos 22 anos é motivo de celebração, mas também de compromisso. O Concultura, junto com a gestão do prefeito David Almeida, segue trabalhando para garantir que todos os segmentos culturais tenham voz, que os artistas recebam apoio e que a população tenha acesso à diversidade artística de Manaus. Nosso objetivo é fortalecer a identidade amazônica e fazer da cultura um verdadeiro instrumento de transformação social”, afirmou Tony Medeiros.

Atualmente, o conselho tem formato paritário, com 16 conselheiros titulares, sendo oito representantes da administração municipal e oito dos segmentos artísticos e culturais da sociedade civil, contemplando a dança, música, teatro e circo, audiovisual, literatura, artes visuais, cultura étnica e cultura popular. Estes últimos eleitos pela sociedade civil e cumprem mandato de dois anos, vedada a recondução.

Programas e conquistas

Ao longo da trajetória, o Concultura tem se destacado pelo fomento a projetos culturais e pela criação de programas que aproximam a cultura da população. Entre as iniciativas mais relevantes está o “Concultura nos Bairros”, que descentraliza as atividades artísticas levando às comunidades orientação a artistas, produtores e agentes culturais sobre políticas públicas e oportunidades de fomento.

O Concultura também é responsável pela realização do Festival Literário de Manaus e pelos Prêmios Literários da Cidade de Manaus, que contemplam escritores em dez gêneros literários e se consolidaram como referências no estímulo à produção intelectual local. Entre as conquistas recentes está ainda a entrega do Corpo de dança e da Orquestra de Câmara, criados pela Prefeitura de Manaus como novos espaços de formação e difusão artística.

Missão e valores

A atuação do conselho é guiada pela missão de fortalecer a diversidade cultural, valorizar as expressões amazônicas e garantir o acesso democrático à cultura. Entre seus valores estão a democracia, diversidade, transparência, acesso, memória e fomento sustentável, princípios que orientam cada decisão colegiada e cada política apoiada.

Trajetória

Ao longo dessas duas décadas, o conselho se consolidou como espaço democrático de participação e diálogo, promovendo iniciativas que valorizam as múltiplas expressões culturais da cidade, desde a literatura e artes visuais até a música, dança, teatro e cultura popular. Sua atuação tem aproximado a população da arte e reforçado a identidade amazônica.

Ao celebrar seus 22 anos, o Concultura reafirma o compromisso de continuar sendo um elo entre artistas, sociedade civil e poder público, garantindo que a cultura em Manaus seja tratada como direito, pertencimento e transformação social.

— — —

Texto – Ismael Oliveira/ConculturaFotos – Arquivo/ Concultura

Compartilhar este artigo