Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Audiência Pública em Lábrea

Na sexta-feira (20/9), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) realizou uma Audiência Pública com cidadãos e autoridades ligadas à segurança pública de Lábrea (distante de Manaus 852 quilômetros), para discutir as necessidades do município em relação à ordem pública e defesa social. O evento fez parte das ações da Caravana do “Soluciona BR”, atividade desenvolvida pelo parlamentar.

Estiveram presentes na atividade: o delegado titular do município, Paulo Jorge; o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Cantanhede e a conselheira tutelar Josinete Maciel, além de várias lideranças da cidade.

“Temos tido uma excelente adesão da população do interior às Audiências Públicas que promovemos. Eles querem se expressar e serem ouvidos, mas a audiência de Lábrea me impressionou sobremaneira, pela quantidade e pela qualidade da participação. Nosso plano inicial era realizar audiências em Humaitá e Lábrea, mas as condições em Humaitá acabaram apontando à necessidade de uma reunião técnica com as forças de segurança, pois há uma tensão enorme naquele município e horas antes a PM desbaratou um esquema de fuga no presídio da cidade”, afirmou Dan Câmara, que é presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual e também da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Durante a audiência, o comandante da PM falou sobre as dificuldade de logística, bem como sobre a importância da BR-319 para uma resposta mais rápida da polícia em situações de emergência e no combate e repressão às práticas criminosas, em especial aos crimes ambientais.

O delegado Paulo Jorge discorreu sobre o problema das queimadas no município, muitas delas criminosas, citando uma determinação da justiça no município, proibindo fogos de artifício, muito comuns no período eleitoral. Ele também reforçou a importância da BR para a economia e segurança daquela região.

Entre os cidadãos presentes, as falas mais recorrentes se referiram à necessidade de maior atenção à segurança nas escolas; presença do Corpo de Bombeiros no município, e sobre os preços de passagens fluviais e terrestres, muito majoradas devido às condições da BR-319 e da BR-230, no trecho entre Humaitá e Lábrea, que também precisa de manutenção urgente.

“Fico surpreso com a vulnerabilidade e a falta de perspectiva a que os nossos jovens do interior estão submetidos. Vemos a narrativa de problemas que a um leigo soariam exclusivos de Manaus, em toda essa região, o acesso rodoviário digno faria uma enorme diferença. Vamos levar às autoridades todos os pedidos dos cidadãos e dos agentes responsáveis pela aplicação da lei em Lábrea”, finalizou o deputado.

A Caravana do “Soluciona BR” iniciou o caminho de volta a Manaus neste sábado (21/9). A previsão de chegada na capital está para a próxima segunda-feira (23/9).

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment