Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam, presidida pelo deputado Daniel Almeida, promove ação de acolhimento, em conjunto com os Poderes Executivo e Judiciário

Reporter da Cidade

No domingo (4/5), a Comissão de Políticas sobre Drogas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Daniel Almeida (Avante), realizou Ação de Acolhimento na Praça dos Remédios, localizada no Centro de Manaus. O evento teve como foco a conscientização e o fortalecimento da cidadania, oferecendo serviços essenciais para a população em situação de vulnerabilidade.

A atividade contou com a colaboração de várias instituições, incluindo o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (Semtepi) e a Fazenda da Esperança, conhecida pelo seu trabalho de acolhimento e apoio a dependentes químicos.

O deputado Daniel Almeida expressou sua satisfação com a realização do evento. “Essa ação reafirma a importância de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente na área central da cidade, onde, ao longo dos anos, temos presenciado um aumento no número de pessoas em situação de rua. Novas ações estão previstas, com o objetivo de expandir o acesso a serviços essenciais e fortalecer a rede de apoio à população vulnerável”, declarou.

A promotora de Justiça do MPAM, Silvana Cavalcanti, coordenadora do programa “Recomeçar”, núcleo de atendimento dedicado a pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, comentou. “A ação de hoje, da qual estamos participando, reitera a atuação do Ministério Público além do âmbito processual, aproximando-nos dos mais vulneráveis. O objetivo é tornar essas pessoas invisíveis em indivíduos visíveis”, afirmou a promotora.

A coordenadora da Comissão de Políticas sobre Drogas, Myracelle Santos, destacou que esta é a primeira edição da ação integrada, com o apoio de diversos órgãos. “Este é um esforço colaborativo inédito, que envolve a atuação de múltiplas instituições de forma transversal. O deputado Daniel Almeida deseja tornar essas iniciativas permanentes, visando à implementação de políticas públicas eficazes em conjunto”, afirmou a coordenadora.

A Ação de Acolhimento, segundo o deputado Daniel Almeida, reflete o compromisso das instituições com a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Compartilhar este artigo