Comissão de Geodiversidade da Aleam atua como ponte entre famílias sem energia elétrica e Poder Executivo

Reporter da Cidade

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atua em parceria com a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) como mediadora entre comunidades do interior e o Poder Executivo para ampliar o acesso à energia elétrica no Amazonas.

A ação integra o projeto Energia que Transforma, coordenado pela Semig, que busca fortalecer o diálogo entre comunidades, prefeituras e o Governo do Estado para ampliar a eletrificação em áreas ainda não atendidas.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Sinésio Campos (PT), a ação representa a continuidade do programa Luz para Todos, com um olhar especial às comunidades mais afastadas e de difícil acesso.

“Estamos identificando, por meio de um trabalho técnico e responsável, onde a REDE convencional não chega, para viabilizar a implantação de sistemas de energia solar, garantindo que essas famílias tenham acesso à energia elétrica com dignidade, sustentabilidade e respeito à realidade do interior do Amazonas”, explicou o parlamentar.

Segundo a coordenadora da Comissão, Carla Sarrazin, o colegiado recebe frequentemente demandas de comunidades sem fornecimento regular de energia elétrica.

“Muitas comunidades do interior ainda vivem sem energia elétrica. Nossa equipe visita essas localidades para mapear as famílias que necessitam do serviço e conhecer de perto a realidade local”, esclareceu.

As informações coletadas são encaminhadas à concessionária Amazonas Energia e ao Ministério de Minas e Energia, subsidiando o planejamento da expansão da REDE elétrica.

Equipes já atuaram em comunidades de Parintins, Barreirinha, Barcelos, Presidente Figueiredo e, mais recentemente, Guajará, realizando atividades de georreferenciamento e reuniões comunitárias para identificar residências sem atendimento.

Em janeiro, a segunda etapa dos trabalhos em Barreirinha identificou 423 famílias sem acesso à energia elétrica. Já em Presidente Figueiredo foram mapeados 413 novos pontos de atendimento em cinco localidades: PDS Morena e os ramais Rumo Certo, Micade, Serra do Sol e Tucumanduba.

Os relatórios dos dois municípios serão apresentados à concessionária de energia que atua no estado.

Projeto Energia que Transforma

O projeto mantém canal oficial de comunicação no site da Semig para receber demandas relacionadas ao Programa de Eletrificação Rural Luz para Todos, além de solicitações de manutenção, modernização e regularização da REDE elétrica, buscando fortalecer a integração entre governo, concessionária e sociedade civil e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no interior do Amazonas.

Compartilhar este artigo