Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realiza ‘Operação Limpa Nome’ com até 90% de desconto

Reporter da Cidade

O Brasil enfrenta, em 2025, um recorde histórico de inadimplência. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa Experian, mais de 72 milhões de pessoas estão com contas em atraso. O Amazonas aparece entre os estados mais críticos: 54,5% dos adultos estão negativados ou seja, mais da metade da população.

Para facilitar a vida dos inadimplentes amazonenses e ajudar no resgate do crédito do cidadão, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), está realizando, até o dia 7 de novembro, a 4ª edição da “Operação Limpa Nome”.

A ação da CDC-Aleam, presidida pelo deputado Mário César Filho (UNIÃO Brasil), ocorre no auditório Belarmino Lins, a partir das 8h, com a distribuição de 300 senhas diariamente, sendo 150 para consultas com a Amazonas Energia e 150 para a Águas de Manaus.

A operação oferece aos consumidores a oportunidade de renegociar dívidas com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, com descontos de até 90% com a Amazonas Energia e 80% com a Águas de Manaus, além de parcelamentos em até 80 vezes, conforme análise de cada caso.

O deputado Mário César Filho destacou as vantagens da ação para os consumidores amazonenses.

“Queremos trazer um alívio a mais para o consumidor amazonense e também levantar uma discussão sobre o fato de pagarmos um valor muito caro por um serviço essencial à vida humana, como a energia elétrica. Devido a esse custo elevado e injusto, a população está nessa situação”, afirmou.

Consumidores

Para Durvalino Gomes, que foi renegociar débitos com a Águas de Manaus, a ação da Aleam vai beneficiar muitos consumidores.

“Vim negociar débitos de água e espero ter um grande desconto. Estamos com o fornecimento de água interrompido. Temos três meses de atraso e faturas em aberto num valor alto, mas vamos tentar renegociar. É maravilhosa a oportunidade que a Assembleia está dando ao consumidor”, destacou.

A consumidora Maria de Fátima também foi negociar dívidas com a Águas de Manaus e a Amazonas Energia.

“A Operação Limpa Nome está muito boa e por isso eu vim. Já estou com esses débitos há muito tempo. Essa ação ajuda muito a população com dívida alta que não tem condições de pagar”, afirmou.

Amazonas Energia

Segundo a Comissão de Defesa do Consumidor, as condições especiais oferecidas pela Amazonas Energia incluem:

  • Clientes de baixa renda: parcelamento com entrada mínima de 3% da dívida;
  • Clientes residenciais: parcelamento com entrada de 5% da dívida;
  • Prazo máximo de parcelamento: até 60 vezes;
  • Débitos de recuperação de consumo: até 90% de desconto, conforme a antiguidade do débito;
  • Débitos de faturas de consumo: até 70% de desconto, conforme a antiguidade;
  • Pagamento com cartão de crédito: parcelamento em até 18 vezes.

Águas de Manaus:

  • Entrada mínima de 5% do valor da dívida;
  • Parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Notificação de Irregularidade (Nila): desconto de até 20% para pagamento à vista;
  • Possibilidade de pagamento da entrada em até 10 dias;
  • Parcelamento em até 80 vezes.

Ainda de acordo com a CDC, pessoas que já firmaram acordos anteriores com as concessionárias e não conseguiram quitar seus compromissos não poderão participar de uma nova negociação.

Compartilhar este artigo