Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), marca presença, nesta sexta, 25/7, na Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (Casd) pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que acontece em Brasília (DF). A cidade foi representada pelo secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior.

Composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do país, a Casd tem como objetivo permanente acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres, além de atuar junto ao governo federal e aos órgãos responsáveis pelas agendas de cidades, clima e Defesa Civil, promovendo estratégias e instrumentos que fortaleçam a resiliência dos municípios.

O encontro apresentou os Planos Municipais de Contingências para operação “Cheia 2025”, com representantes municipais de todas as regiões buscando um planejamento integrado e sustentável.

Na abertura dos trabalhos, Lima Júnior apresentou o programa de “Boas Práticas para Construção de Pontes Provisórias na Mitigação dos Impactos da Cheia do rio Negro”, que prevê um evento severo, ao menos 4.500 famílias impactadas, a construção de 33 pontes, totalizando cerca de 3.200 metros a serem distribuídas na capital amazonense, para melhorar a mobilidade urbana e a segurança da população.

“O encontro tem o objetivo de reunir todos os órgãos de Defesa Civil do país. Em conjunto com os parceiros, vamos colocar em pauta desafios e soluções, visando o alinhamento das informações. Dentre os mais de cinco mil municípios, Manaus ficou entre os dez contemplados, justamente por conta das boas práticas, pois na nossa região já vivemos os extremos de grandes cheias recordes e ainda maiores secas. Nós nos antecipamos no plano de ação e aqui no evento vou apresentar todo o planejamento em que prevê gastos financeiros”, comentou Lima Júnior.

De acordo com o cronograma de trabalho, as obras tiveram início no mês de abril, quando a cota de emergência foi atingida em 27 metros, os primeiros bairros beneficiados em construção de pontes foram o bairro São Jorge, zona Oeste, e bairro Educandos, zona Sul.

O encontro evidenciou como a Prefeitura de Manaus tem atuado de maneira cada vez mais moderna e integrada para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

— — —

Texto – Marcilene Frutuoso/Semcom

Fotos – Divulgação/FNP

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCnDQD

Compartilhar este artigo