Comandante Dan se depara com a falta de infraestrutura digna à população de Santo Antônio do Içá

Reporter da Cidade

A comitiva liderada pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos) esteve na quinta-feira (17) no município de Santo Antônio do Içá, a 888 km de Manaus, onde foi recebida por lideranças políticas, eclesiásticas, da pesca e da segurança pública. A agenda incluiu a ida a comunidades rurais e uma visita ao povo Tikuna, além de um seminário de cidadania na sede do município.

“No diálogo que mantivemos com os cidadãos da Comunidade Boa Vista do Lago Grande, habitada majoritariamente pelo povo indígena Tikuna, com mais de 1 mil moradores, vimos se repertir a principal queixa das comunidades de toda a região do alto Solimões: a ausência de um poço artesiano, a inexistência do serviço da Cosama e comprometimento do acesso à água potável. Como consequência, muitos moradores sofrem com problemas de saúde. Infelizmente essa é a realidade vivida por nossa gente. Fico imaginando se na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, nossa gente, que enfrentou duas secas recordes consecutivas, que ficou isolada e teve dificuldades de acesso a água potável, se fará ouvir?”, afirmou o deputado.

A conversa com os comunitários da área rural de Santo Antônio do Içá também revelou a situação crítica da ponte sobre o Lago Grande, que dificulta o acesso à sede do município, especialmente para consultas médicas e exames e a falta de infraestrutura básica, como asfaltamento das ruas.

Com uma população de 28.211 habitantes e um IDH (índice de desenvolvimento humano) considerado baixo de 0,496, a economia de Santo Antônio do Içá gira em torno da pesca, da agricultura, do funcionalismo público municipal e do artesanato.

O deputado Comandante Dan encerrou a agenda no município promovendo o Seminário de Cidadania Digna, evento que reuniu mais de 300 pessoas para diálogo, conscientização e fortalecimento do papel da cidadania nos municípios.

Compartilhar este artigo