O deputado Comandante Dan (Podemos) percorreu entre a sexta-feira (26/7) e o domingo (28), seis municípios do interior do Amazonas. Lábrea (distante a 702 quilômetros de Manaus), no Purus, Nhamundá (383 quilômetros) e Parintins (369 quilômetros), no Baixo Amazonas, além de Careiro da Várzea (25 quilômetros), Itacoatiara (176 quilômetros) e Urucurituba (208 quilômetros), na Região Metropolitana de Manaus, receberam o parlamentar que foi inspecionar obras financiadas com emendas parlamentares de sua autoria, conversar com as forças de segurança e ouvir a população.
Em Lábrea, no Sul do Estado, o deputado disse que existe uma situação trágica em relação às queimadas florestais. “Há muita fumaça na cidade e o hospital está lotado, em razão de doenças respiratórias. Essa é uma região onde há a expansão da fronteira agropastoril, além de registrar crimes ambientais graves. Por isso, criamos a Lei que estabelece brigadas de incêndio para o interior, como forma de dar alguma autonomia ao município para ação de combate aos incêndios provocados na floresta, tanto de caráter preventivo, quanto reativo”, declarou Dan Câmara.
O parlamentara se refere a Lei nº 6.987/2024, que institui diretrizes de prevenção, pronta-resposta e combate a incêndios e de ações humanitárias em catástrofes, estabelecendo, ainda, a criação dos grupamentos integrados de combate a incêndio e proteção civil. O dispositivo legal, publicado em julho, é estruturante e foi submetido, antes da propositura, à análise e às considerações da equipe técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Em princípio, as brigadas serão instaladas nos 21 municípios com maior registro de queimadas em 2023, mas a iniciativa pode se estender a todos.
Comandante Dan expressou outra preocupação. Segundo ele, quando se fala de Lábrea, também se fala da BR-319. “Essas queimadas reforçam os argumentos de quem é contra a pavimentação da estrada, tão necessária ao Amazonas. É fundamental lutarmos simultaneamente pela trafegabilidade e segurança da via e pelo combate às queimadas e a outros crimes ambientais, que afetam negativamente a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Precisamos fazer nossa tarefa de casa”, explicou.
Ainda em Lábrea, esteve com a tropa de policiais militares lotada no município, que espera reforma nas instalações destinadas aos PMs. Os policiais também relataram ao deputado a falta de manutenção das viaturas de serviço e que alguns usam recursos próprios para realizar a manutenção. “Tem sido uma reclamação recorrente nos municípios que percorro. Em alguns é ainda mais grave, pois falta combustível”, declarou.
Emendas impositivas e a qualidade da saúde pública
No município de Careiro da Várzea, o deputado Dan visitou as obras de expansão do hospital, com a construção da área para novos leitos de internação e centro cirúrgico. A iniciativa é financiada por uma emenda impositiva do parlamentar. Ele também foi ao local das pontes para travessia dos rios Curuçá e Autaz-Mirim e esteve com as forças de segurança em serviço na cidade.
“As pautas de reivindicação não são distintas entre os municípios, salvo algumas situações mais específica, como a segurança no Alto Solimões e os problemas da região do Madeira e do Javari. A BR-319 tem uma outra necessidade, a da reconstrução urgente das pontes, que prejudicam o direito de ir e vir da população e interferem na rotina de mais de 200 mil pessoas, uma verdadeira tragédia. Vamos continuar lutando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”, finalizou Dan Câmara.