Comandante Dan percorre doze municípios da Região Metropolitana de Manaus e proximidades

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) inicia, nesta quinta-feira (21/8), viagem a 12 municípios da Região Metropolitana de Manaus e proximidades. Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes, Careiro da Várzea, Anamã, Presidente Figueiredo, Beruri, Caapiranga e NOVO Airão estão no roteiro do parlamentar, que deve se estender até o próximo domingo (25/8). A viagem será interrompida na tarde desta quinta-feira para a realização de Sessão Especial, em homenagem ao Dia do Soldado, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“A Região Metropolitana de Manaus concentra 65% de toda a população do Estado, com problemas os mais diversos. Temos a violência urbana, por conta da proximidade geográfica da capital e do final da calha do Solimões;  as dificuldades de trafegabilidade da BR-319, com as duas pontes desmoronadas e a pavimentação em estado deplorável e a luta dos pequenos produtores rurais e dos trabalhadores das águas para o escoamento e venda da produção. Manaus é uma cidade sobrecarregada, estressada e precisamos enxergar os limites mais alargados, inclusive pensando, por exemplo, em áreas do Polo Industrial de Manaus do outro lado da ponte, como forma de desafogar a estrutura urbana, oferecer trabalho às pessoas, sem as deslocar de seus domicílios”, afirmou o deputado.

Durante a viagem, Comandante Dan deverá se encontrar com pescadores artesanais, lideranças comunitárias e profissionais da segurança pública lotados nos municípios. Segundo o parlamentar, a situação geral do interior é bastante crítica.

“Temos estruturas físicas precárias, contingente reduzido, falta de condições de trabalho, até em relação ao combustível, e delegacias lotadas de presos, contrariando o artigo 40 da Lei Orgânica das Polícias Civis. Ao mesmo tempo, temos um fenômeno que avança cada vez mais, que são as facções criminosas. Não falamos aqui de ocorrências policiais, mas de algo muito mais grave: o domínio, o comando paralelo de áreas inteiras”, esclareceu.

Sessão Especial

O deputado retorna de Rio Preto da Eva, nesta quinta-feira, para realizar, às 14h, no Plenário Ruy Araújo da Aleam, Sessão Especial em homenagem ao Dia do Soldado Brasileiro.

O Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto em todo o Brasil, foi instituído em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

A data foi escolhida para reconhecer a importância e o sacrifício dos soldados na defesa da pátria e na manutenção da ordem e segurança nacional. Com o passar dos anos, a data passou a representar todas as forças de segurança, tanto nacionais, quanto estaduais ou municipais.

“Considero de fundamental importância a homenagem aos soldados de muitas patentes, que defendem a soberania nacional, mas também a ordem e a segurança pública. Infelizmente, o mau uso dos servidores das forças armadas e das forças de segurança pública desvirtuam a importância desses profissionais. Precisamos recuperar a respeitabilidade de toda essa tropa. São eles que garantem nossa soberania e nossa segurança diária”, completou o deputado.

Compartilhar este artigo