Comandante Dan destaca que a Companhia de Operações Especiais é importante para questão da segurança no Estado

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) visitou, na quarta-feira (31/7), a Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, na Base Caveira, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Ele conversou com oficiais e praças e verificou instalações e equipamentos que servem a tropa. O objetivo da visita está relacionado ao planejamento do segundo semestre legislativo, quando o parlamentar priorizará ações e emendas às forças de segurança pública do Amazonas.

“Vivemos um momento temeroso à segurança, com o avanço do narcotráfico e de toda espécie de facção criminosa transnacional pelas fronteiras do Estado. A COE é uma companhia de elite quando se fala em capacidade de atuação e pronta-resposta nas mais diversas áreas da segurança, por isso quis vir pessoalmente, com a equipe da Comissão de Segurança Pública, para saber de que forma nosso mandato pode ser parceiro”, afirmou o parlamentar.

A COE da PM/AM foi criada em 1990, após o Comandante Dan, ainda oficial da ativa, realizar um curso na Companhia de Operações Especiais do Paraná. “Na reorganização do Batalhão de Polícia Especial (BPE), o então Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) se transformou na Companhia de Operações Especiais. São policiais altamente treinados, de quem se exige um preparo físico e psicológico diferenciados. Estão prontos para reprimir o crime organizado e a trabalhar em colaboração com outras forças policiais e de segurança, por isso são fundamentais”, declarou.

Comandante Dan foi recebido no quartel da COE pelo comandante Adaumir. Como primeira ação, encaminhará ao Governo do Estado requerimento indicativo solicitando a transformação da Companhia em um Batalhão de Ações Especiais (BOPE), concedendo melhor estrutura e capilaridade àquela tropa.

O parlamentar declarou que as emendas impositivas que ele executou no primeiro semestre de 2024 estavam estreitamente ligadas à saúde, à educação, à cultura e ao esporte, abrangendo somente o Corpo de Bombeiros Militar, para um programa de cidadania e para a aquisição de uma torre de salvamento.

“Nas emendas executadas no segundo semestre beneficiaremos as forças de segurança, uma necessidade básica de todo cidadão”, finalizou ele.

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment