O deputado Comandante Dan (Podemos) levou à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a situação das rodovias AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, e AM-070, que liga Manaus a Manacapuru. Segundo ele, a má sinalização daquelas estradas estaduais tem causado seguidos acidentes. Ele lembrou o acidente que ocorreu em dezembro passado, próximo ao município de Rio Preto da Eva, onde quatro pessoas morreram num choque entre um ônibus e uma carreta.
“Após aquele acidente, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento administrativo para acompanhar as ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na fiscalização de toda a extensão da rodovia AM-010. A decisão foi acertada, mas deveria ser instaurada uma investigação sobre a sinalização e a pavimentação daquela rodovia, que diariamente registra acidentes graves, muito em razão da falta de sinalização horizontal e vertical, bem como do péssimo estado da pista de rolamento. E a situação na AM-070 só é diferente em relação à pavimentação asfáltica, porque a sinalização é escassa e os acidentes são recorrentes”, afirmou o deputado.
O parlamentar lembrou que há quatro anos a AM-010 passa por uma obra, o que dificulta a trafegabilidade em segurança. Já na AM-070, na altura da Comunidade do Ariau, há uma série de pneus jogados ao léu. “No último final de semana tivemos um acidente com morte. A sinalização é uma medida preventiva necessária”, reforçou o parlamentar.
Ele se declarou favorável à privatização das rodovias. Na opinião dele, é melhor que se contribua com o pedágio e que as rodovias sejam seguras, que trafegar com riscos. O deputado encaminhará requerimentos indicativos ao Executivo Estadual solicitando providências cabíveis.
Problemas na BR-319
O deputado Comandante Dan também voltou a denunciar o represamento do rio Autaz Mirim, por uma balsa que está fixada como ponte, impedindo que os ribeirinhos e demais usuários do transporte fluvial atravessem o rio.
No dia 8 de outubro de 2022, a ponte do rio Autaz Mirim desabou, dez dias depois do desmoronamento da ponte do Rio Curuçá, ambas na BR-319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho (RO). Desde então, aqueles rios passaram a ser servidos por balsas, que apresentam uma série de problemas na operação, dificultando sobremaneira o ir e vir da população.
O represamento do rio Autaz Mirim vem sendo denunciado constantemente pelo deputado, que levou a plenário um boletim de ocorrência de acidentes de canoas motorizadas com a balsa que está fixada, por conta da correnteza provocada no rio.
“Os cidadãos estão sendo prejudicados em todos os aspectos. E eu volto a perguntar: se fosse no Sudeste ou no Sul brasileiro, estaríamos há 2 anos e meio sem solução?”, finalizou ele.