Com apoio do Governo do Amazonas, Parintins sediará 2º Seminário de Arqueologia

Redacao
Por Redacao

Evento reúne arqueólogos e pesquisadores da Amazônia e do Brasil para discutir patrimônio arqueológico, legislação e formação profissional na área

Foto: Divulgação

Entre os dias 22 e 25 de outubro, o município de Parintins (a 369 km de Manaus) receberá o 2º Seminário de Arqueologia: Patrimônio, Legislação e Pesquisas, promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e é amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2025.

O seminário regional pretende reunir pesquisadores, docentes, discentes e representantes de instituições científicas da região amazônica e de outras partes do Brasil. Oevento busca fortalecer o debate sobre o patrimônio arqueológico, promover a integração entre profissionais da área e contribuir para a formação dos futuros arqueólogos formados pela UEA.

De acordo com a coordenadora da atividade, Clarice Bianchezzi, doutora em Antropologia com área de concentração em Arqueologia, o seminário representa um marco para a consolidação da formação arqueológica no interior do estado.

“A realização do 2º Seminário de Arqueologia em Parintins é importante para a aproximação da comunidade acadêmica com o tema e as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nesta área de conhecimento no Amazonas. Essa segunda edição contribui sobremaneira para a formação inicial dos futuros arqueólogos e para o incentivo de pesquisas nesta área, que sempre atua de forma multidisciplinar”, afirmou a pesquisadora.

Além disso, ela complementa que o evento também tem papel fundamental na valorização do patrimônio arqueológico do estado, ampliando a atenção e o incentivo a estudos contínuos sobre os bens arqueológicos e os povos originários que os produziram ao longo do tempo.

Programação

Entre os temas em destaque do seminário, estão: a legislação que rege as pesquisas arqueológicas no Brasil, Arqueologia Amazônica, arqueobotânica, estudos de cerâmica e arte rupestre. As atividades também contemplam oficinas experimentais que aproximam a prática arqueológica do cotidiano acadêmico e estimulam o diálogo interdisciplinar com áreas como história, geografia e pedagogia.

A programação inclui uma conferência de abertura, com o arqueólogo Eduardo Góes Neves, diretor do MAE-USP, professor Titular de Arqueologia Brasileira do museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos (Arqueotrop), uma referência em estudos arqueológicos na Amazônia.

O seminário também terá três mesas-redondas sobre legislação e pesquisas arqueológicas, arqueologia amazônica e arqueologia experimental, um minicurso de análise de cerâmica arqueológica, um minicurso sobre arte rupestre com parte prática de teste de pigmentos e painel temático para apresentação de pesquisas desenvolvidas no CESP/UEA.

“A conferência de abertura será marcante, por contar com a participação de Eduardo Goes Neves, que iniciou as pesquisas na região na década de 1980 e ajudou na elaboração do primeiro curso de Arqueologia ofertado pela UEA”, destacou Clarice Bianchezzi.

Também será realizada uma mesa temática sobre Arqueologia Indígena, com a participação de pesquisadores indígenas do Pará e de Pernambuco, além de duas exposições com vestígios arqueológicos, que permitirão ao público conhecer parte do acervo utilizado nos estudos realizados no curso de Arqueologia da do CESP/UEA.

Mais informações sobre o evento acesse: https://www.even3.com.br/ii-seminario-de-arqueologia-patrimonio-legislacao-e-pesquisa-624263/

Fomento científico

“O apoio da Fapeam é fundamental para realização do II Seminário, por meio do subsídio financeiro, viabiliza a presença de arqueólogos que já tem longa experiência em pesquisas na realidade amazônica. Isso é muito importante para os acadêmicos em formação, tanto da arqueologia, como de áreas afins, porque proporciona diálogos diretamente com os pesquisadores, não somente durante as palestras, mas também nos intervalos do evento”, destacou a pesquisadora.

Parev

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, PODE ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Compartilhar este artigo