CMM realiza reunião para discutir planejamento orçamentário de 2026

Redação

Diretores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, nesta quinta-feira (28 de agosto), de uma reunião para tratar sobre o orçamento da Casa Legislativa de 2026. Esta foi a segunda reunião com a temática no mês e, a proposta foi mostrar para todos os servidores como trabalhar as despesas e projeções, que ainda serão avaliadas pela mesa diretora.

A coordenadora de Planejamento e execução orçamentária da CMM, Ana Lúcia, foi uma das participantes. Ela comentou que entre as pautas da reunião, os diretores debateram sobre o prazo para sintonizarem entre setores da intercomunicação.

“Hoje, conversamos sobre a questão do prazo que precisamos sintonizar uma intercomunicação entre os setores, já que muitas dessas despesas e projetos estão inerentes a uma determinada diretoria e a gente precisa dessa comunicação interna. Estamos nos alinhando, porque esse planejamento precisa ser comunicado, envolvendo todos os departamentos e diretorias, para ver quais são as nossas dificuldades e dúvidas sobre o que planejar”, afirma a coordenadora.

A lei orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento, vindo do Poder Executivo, mas que também passa pela CMM, que estabelece seu próprio orçamento interno. Com isso, tais reuniões servem para que as diretorias da Casa Legislativa fixem suas despesas, avaliando e mensurando cada projeto para o ano de 2026.

“Essas reuniões ajudam cada diretoria a entender quais as reais necessidades de cada uma, trazendo esse planejamento que deve ser dentro desse orçamento, visando o que é essencial para o bom funcionamento da Casa, respeitando a Lei e demais diretrizes fiscais com muita transparência e responsabilidade, marcas do presidente, vereador David Reis”, ressalta a diretora-geral da CMM, Elane Alves.

Cada diretoria deve apresentar suas projeções para o próximo ano. Esses números serão encaminhados para a Secretária Municipal de Finanças (Semef) e farão parte da LOA, com previsão para ser votada ainda este ano, na CMM.

“Temos um cronograma sendo desenvolvido desde o dia 11 de agosto e, até outubro, estamos tentando enviar para consolidar com a Semef, já que o orçamento legislativo é delimitado pela lei e, agora, também, estamos arcando o aporte com os servidores inativos. Estamos nos alinhando a partir das informações que já vieram da Manausprev para incluir nessa nova lei orçamentária do próximo ano”, relatou a Coordenadora de Planejamento e execução orçamentária da CMM.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Compartilhar este artigo
Leave a comment