O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) irá realizar nessa terça-feira, às 9h, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma Audiência Pública para debater a reforma da Previdência Municipal proposta pelo prefeito David Almeida (Avante) que dificulta a aposentadoria dos servidores públicos.
O Projeto de Lei de emenda a Loman 010/2025, impacta diretamente 35 mil servidores públicos e traz novas regras de aposentadoria que envolvem aumento do tempo de contribuição, aumento da idade mínima para aposentadoria, redução de proventos, mudanças nas regras de pensão, contribuição, entre outras regras.
Para Guedes, a intenção de David Almeida em fazer tais mudanças é economizar os valores nos cofres públicos. Assim, o vereador propôs a audiência pública para que os servidores públicos possam cobrar um plano de previdência favorável à categoria.
“A reforma da previdência tem vários pontos preocupantes que prejudicam diretamente as aposentadorias dos servidores municipais, principalmente das mulheres que tiveram aumento de sete anos na idade mínima. A audiência pública é uma oportunidade de debater e chegar a uma previdência que beneficie o servidor”, disse.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)