A Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateu nesta terça-feira (25 de novembro), durante a 106ª Sessão Ordinária, o bem-estar animal e os avanços na infraestrutura da capital nos últimos anos.
Um dos primeiros a falar na tribuna foi o vereador Aldenor Lima (UNIÃO Brasil), que apresentou o caso do resgate e reintrodução de uma onça-pintada na natureza. Além disso, ele ressaltou a importância da 25ª comissão de proteção e bem estar animal, criada nesta gestão, e o sistema de rastreadores nos animais devolvidos à natureza.
“Após o resgate da onça, foi a secretaria que deu todo o apoio e estrutura para que ela [a onça] fosse retirada da água e levada para uma clínica veterinária, sendo que eu mesmo participei da cirurgia de retirada dos estilhaços, mas infelizmente não conseguimos tirar tudo. Ela teve fratura no crânio e vários ferimentos, mas graças a uma reabilitação ela conseguiu ficar apta a ser devolvida na natureza”, disse o parlamentar.
A sessão também contou com a entrega da moção de parabenização à capitã da polícia Militar, Christina Aline de Martins, que participou do módulo internacional do curso de Liderança Feminina em finanças públicas, oferecido pelo Instituto Insper, em parceria com o Banco do Brasil e o tesouro nacional, com etapa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos
Ela se destacou ao desenvolver um projeto de mentoria voltado ao aperfeiçoamento profissional de mulheres do serviço público, com projeto-piloto direcionado às oficiais femininas da PMAM
“Ela tem se destacado na polícia Militar com trabalhos em Harvad, tendo a temática da liderança feminina adversa e transformadora, como mentoria para mulheres no setor público, que reflete um compromisso exemplar com a valorização feminina nas esferas de poder”, afirma o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), propositor da moção.
Ainda durante a sessão, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) falou sobre a importância de debates entre situação e oposição, além dos avanços registrados em Manaus nos últimos anos
“Precisamos ter também a razoabilidade de reconhecer grandes avanços, na educação quando a gente sai de 10º para o 5º lugar, na saúde, que ganha como a melhor saúde básica do Brasil. A gente vê que o asfalto chega nos bairros, não apenas um tapa-buraco”, enfatiza o parlamentar.
Texto: Michael Douglas/Dicom