Às vésperas do Dia do Cirandeiro, comemorado em 8 de agosto, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) realizou, nesta quinta-feira (07/08), Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em homenagem às Cirandas de Manacapuru (município localizado a 93 quilômetros de Manaus).
O evento, realizado no plenário Ruy Araújo, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes das principais agremiações culturais da cidade. A cerimônia destacou a importância das cirandas para a identidade cultural de Manacapuru, reconhecida como a “Princesinha do Solimões”.
A mesa de honra foi presidida pelo deputado Cristiano D’Angelo e composta pelo secretário de Estado de Cultura e economia criativa, Caio André; o secretário municipal de educação e Cultura de Manacapuru, Adanor Porto; o representante da defensoria pública do Estado, Antônio Albuquerque; o ex-prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’Angelo; o vice-prefeito de Manacapuru, Franz Melendez; o presidente da Associação Folclórica Unidos dos Bairros – Ciranda Tradicional, Magdiel Pinheiro; o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Flor Matizada, Alexandre Ferreira de Queiroz; e o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura da Liberdade, Renato Teles.
Durante a solenidade, o parlamentar destacou a relevância do Festival de Cirandas para a valorização da cultura amazonense, e lembrou a destinação anual de R$ 1,5 milhão, por meio de emendas parlamentares, para fortalecer as agremiações folclóricas do município.
“Como filho dessa terra, represento e luto pelo progresso de Manacapuru. Destinar recursos às Cirandas é uma forma de reconhecer e preservar a tradição que move o nosso povo. Tenho paixão por nossa história e pela nossa cultura”, afirmou D’Angelo.
O deputado também fez referência à Lei Ordinária nº 6.452/2023, de sua autoria, que reconhece Manacapuru como a Capital Estadual das Cirandas, e ao Projeto de Lei nº 663/2025, em tramitação na Aleam, que propõe a inclusão do Festival de Cirandas no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas.
O vice-prefeito Franz Melendez agradeceu pela realização da Sessão Especial e ressaltou a importância da homenagem. “Essa solenidade demonstra o quanto Manacapuru cresceu com o incentivo à cultura. Agradeço ao deputado pela iniciativa e pelo compromisso com os cirandeiros”, destacou.
A cerimônia foi marcada por apresentações culturais das três principais cirandas do município: Ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional, que encantaram o público presente.
Homenagem
Como forma de reconhecimento, o deputado Cristiano D’Angelo entregou placas de homenagem às agremiações participantes, reafirmando seu compromisso com a valorização e a preservação do patrimônio cultural de Manacapuru.
Ao final da sessão, o parlamentar convidou todos os presentes para prestigiar o Festival de Cirandas, que será realizado no último fim de semana de agosto, no Parque do Ingá.
Promovido pelas agremiações Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional, o evento é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas e, neste ano, tem expectativa de atrair mais de 70 mil visitantes.