Cessão de Tempo da Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia bombeiro mirim que salvou irmã

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Cessão de Tempo, a pedido dos deputados Cabo Maciel (PL) e Sinésio Campos (PT), para homenagear o bombeiro mirim Benjamin Noah de Souza Araújo, de 9 anos, que salvou a irmã de engasgo após aprender técnica em curso.

Cabo Maciel afirmou que o programa Bombeiro Mirim é uma referência de um programa de contraturno escolar, pelo qual tem respeito, carinho e admiração. “Essas coisas nos engrandecem, enchem o nosso coração de alegria e felicidade. E para que esse programa continue vivo e atendendo o maior número de crianças de adolescentes em todo Amazonas, quero anunciar para o ano que vem R$ 500 mil de investimento em emendas parlamentares no programa para melhorar a vida e a participação de todos”, prometeu.

Sinésio Campos relembrou sua atuação parlamentar em defesa da criação do projeto no Amazonas. “Fui um dos deputados que mais lutou pela implantação do Bombeiro Mirim em nosso estado, quando ainda tínhamos uma estrutura centralizada do Corpo de Bombeiros, limitada ao bairro de Petrópolis. Hoje, graças a esse esforço, temos postos descentralizados, inclusive no Zumbi dos Palmares, próximo de onde moro, que atendem diretamente às comunidades”, declarou.

Na ocasião, Sinésio afirmou também que vai destinar R$ 500 mil em emendas para o programa.

O deputado enfatizou a importância da descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros, permitindo que bairros mais distantes tenham acesso direto a atividades de formação e capacitação para crianças e adolescentes.

“O programa não apenas ensina técnicas de primeiros socorros e noções de segurança, mas forma cidadãos conscientes e preparados para agir em situações de emergência, muitas vezes dentro da própria casa”, afirmou.

“No começo foi desesperador, mas depois que me acalmei, realizei a manobra e tive mais certeza. Depois, senti alívio com o resultado”, afirmou Benjamin Noah.

A mãe, Luciene Souza, explicou que a família tem tradição de familiares bombeiros. “A gente nunca acredita que isso acontecerá na nossa casa. E durante aquele desespero o Noah disse que sabia o que fazer e foi lá e fez. A gente percebe que o programa Bombeiro Mirim tem validade”, afirmou.

Estiveram presentes à homenagem o coordenador do programa educacional Bombeiro Mirim, coronel QOBM João Batista do Nascimento; o comandante do Batalhão de incêndio Florestal e meio ambiente, major QOBM Gonzaga Fonseca e os pais do homenageado, Felipe de Araújo Pereira e Luciene Dantas de Souza.

Compartilhar este artigo