
Responsável pelo planejamento, organização e execução de eventos, com o intuito de garantir as formalidades, a elegância e a harmonia, parte da equipe técnica do cerimonial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também esteve presente na 28ª edição da Conferência Nacional da UNIÃO Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
De acordo com a diretora do cerimonial da Aleam, Isaura Lindoso, o trabalho de cerimonial é um dos mais antigos e tradicionais, e diante dos desafios da contemporaneidade é imprescindível a participação em espaços de debates.
“A Unale é um momento muito importante para a troca de experiências. Os problemas que a Assembleia do Amazonas tem em cerimonial, o Brasil inteiro tem. Este ano, o tema escolhido foi o cerimonial com a integração de várias religiões. Como inserir essas pessoas num cerimonial, que sempre foi muito tradicional. Como inserir aspectos mais modernos nos cerimoniais. Temos aqui a Associação Brasileira de cerimonial do Legislativo, que nos orienta a unificar a fala de cerimonial”, falou.
Conforme Isaura, que participou da programação realizada pela Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), a Unale tem um papel importante nesse processo de integração.
“A Unale promove essa integração entre todas as Assembleias do Brasil e a gente tem a oportunidade de discutir todas as dificuldades que nós temos, que são comuns e a escolha deste ano, como tema central, foi pela inclusão, pelo cerimonial inclusivo”, finalizou.
Com 28 edições realizadas em mais de 18 estados, a Conferência Nacional da Unale é hoje o maior encontro parlamentar da América Latina, reunindo líderes para debates e troca de experiências.
Em 2025, a 28ª edição teve como tema “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”.