Centros de Artes da Prefeitura de Manaus iniciam as aulas nesta segunda-feira, 10/2

Reporter da Cidade

Com objetivo de realizar apresentações em grandes eventos na capital amazonense, iniciaram, nesta segunda-feira, 10/2, as aulas nos Centros Municipais de Artes e Educação (Cmae) Nelson Neto e Aníbal Beça, da Prefeitura de Manaus. 

A gestora do Cmae Nelson Neto, Fabíola Santos, ressaltou as expectativas e metas para o ano letivo de 2025. “Hoje, nós damos início ao ano letivo aqui no Cmae Nelson Neto com as turmas de balé clássico e teatro com crianças a partir de cinco anos e sem limite de idade. E a nossa grande expectativa é justamente ampliar o acesso à arte e à educação, principalmente aqui nessa área de periferia, área de São José e comunidades afins”, disse.

Fabíola destacou ainda que uma das metas deste ano é realizar apresentações em grandes eventos da cidade.“Este ano, queremos levar aos palcos de grandes eventos da nossa cidade todos os nossos estudantes, tanto no balé clássico quanto no teatro. Então, imaginamos no final do ano levar a estes espetáculos 100, 200 crianças, que serão preparadas ao longo do ano”, completou a gestora. 

Um dos estudantes atendidos pelo Centro Nelson Neto, no curso de teatro, é o pequeno Mussa Neto, de oito anos. A mãe, a dona de casa Samara Paiva, destacou a contribuição que a arte teve na vida do filho. 

“Meu filho, hoje, é uma outra criança, agora é desinibido, consegue se relacionar melhor com outras crianças, passou a ter mais autonomia e disciplina. Então, só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de estudar teatro, e de forma gratuita”, enfatizou Samara.

Os cursos são realizados com materiais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as aulas acontecem no contraturno escolar do estudante, atendendo aos discentes das escolas municipais e, também, das escolas estaduais, particulares, assim como pais e responsáveis dos estudantes e comunitários.

Inscrições

As inscrições para os Centros de Arte continuam abertas até a próxima quarta-feira, 14. Podem se inscrever pessoas a partir de 5 anos, que estejam matriculadas em alguma unidade de ensino. Os interessados devem se dirigir pessoalmente às unidades de ensino, munidos de foto 3×4, cópia da certidão de nascimento ou RG; cópia do comprovante de residência e a declaração escolar atualizada. 

Os centros trabalham diretamente com cursos livres e gratuitos na área de artes, como balé, teatro, dança, música, entre outros. As aulas são de forma presencial nos próprios Cmaes, sendo o Nelson Neto, na rua Rio Paudari (antiga rua 11), s/nº, bairro São José 4, zona Leste, e o Aníbal Beça, localizado na rua J, no bairro São José Operário 3, na mesma região da cidade.

Cursos disponíveis

Cmae Aníbal Beça – Artes Visuais: desenho, a arte de falar em público, balé clássico, still band, danças ritmos, canto adulto, clarinete, canto infantojuvenil, percussão alternativa, violão, teclado, dança, violino, flauta doce e teatro

Cmae Nelson Neto – Balé Clássico e Teatro.

— — —Texto – Emerson Santos/ SemedFotos – Ulisson Santos/Semed

Compartilhar este artigo