CCOTI da Aleam inicia capacitações no interior pelo município de Eirunepé

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), órgão responsável por prestar assessoria a prefeituras e câmaras municipais, estará em Eirunepé (a 1.161 quilômetros de Manaus) nos dias 1º e 2 de outubro. Essa será a primeira turma a receber os técnicos do CCOTI e da escola do Legislativo Senador José Lindoso, dentro do projeto “CCOTI Itinerante”.

O objetivo da ação é oferecer suporte na atualização das Leis Orgânicas dos municípios, que funcionam como uma espécie de “Constituição” municipal, e dos Regimentos Internos das câmaras municipais, que estabelecem as regras e procedimentos do Poder Legislativo local.

Esses serviços são fundamentais para garantir que as normas municipais estejam em conformidade com a legislação federal e estadual, além de promover uma gestão pública mais eficiente e transparente.

O diretor do CCOTI, Vanderlei Alvino, destacou que o crescimento no número de atendimentos se deve, em grande parte, à crescente demanda por serviços de assessoria técnica.

“É uma ação que visa levar mais conhecimento aos servidores e parlamentares do interior do estado do Amazonas, seguindo a proposta do presidente Roberto Cidade, de fortalecer os legislativos amazonenses. Entre os treinamentos, estão cursos sobre prestação de contas públicas e técnicas de cerimonial. A ideia é levar o conhecimento diretamente ao interior, por meio de cidades-polo”, afirmou.

A partir de outubro, o Centro passará a oferecer cursos de formação para servidores de prefeituras e câmaras municipais, com foco em temas essenciais para a administração pública.

Próxima etapa: Tabatinga

Em novembro, será a vez do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões, receber os técnicos do CCOTI, que levarão os cursos de capacitação aos servidores locais.

Compartilhar este artigo