Carretas da Saúde estarão na zona norte de Manaus, com oferta de 4,2 mil exames, a partir de segunda-feira (13/01)

Redacao
Por Redacao

Unidades móveis da SES-AM estão atendendo em Manaus e cumprem também agenda no interior

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

As Carretas da Saúde e de Tomografia do Governo do Amazonas, que estão em Manaus, começam a atender na zona norte, a partir de segunda-feira (13/01), seguindo até o dia 7 de fevereiro. No interior, a Carreta que está em Iranduba (a 27 quilômetros da capital) fica no município até o 31 de janeiro e depois segue para Manacapuru e Novo Airão (a 68 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Na zona norte de Manaus, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a previsão é de realizar 4.200 exames, entre ultrassonografias, mamografias e tomografias. As duas unidades móveis ficarão posicionadas no estacionamento da Maternidade Azilda Marreiro, na avenida Sumaúma, bairro Monte das Oliveiras.

O trabalho realizado pelas Carretas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca a Nayara Maksoud, é de enorme relevância, porque amplia o acesso da população aos exames de imagem de alta complexidade oferecidos na rede pública. Um dos resultados mais significativos, diz ela, é ter zerado a demanda por mamografia no sistema de regulação.

Os atendimentos são exclusivos para adultos e acontecem por ordem de chegada, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na zona norte, a Carreta da Saúde vai ofertar 2.200 exames, sendo 1.200 ultrassonografias e 1.000 mamografias. Já a unidade móvel de Tomografia vai ofertar 2.000 exames. “A zona norte é uma das mais populosas de Manaus e nossa intenção, portanto, é atingir um bom número de pessoas”, afirma a secretária.

As duas unidades móveis que estarão na zona norte, encerram programação na zona oeste, nesta sexta-feira (10/01), onde atendem no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na avenida Brasil, Compensa. Dados parciais apontam que já foram realizados 2.175 exames no local, sendo 186 mamografias, 1.039 ultrassonografias e 950 tomografias. A Carreta da Saúde que está em Iranduba tem previsão de realizar 2.470 exames, até o dia 31 de janeiro.

“Com as Carretas, o Governo do Amazonas leva os serviços para mais perto do cidadão, mais próximo de onde ele mora. Nesse momento, estamos com programação para atender os municípios da região metropolitana, mas também vamos levar para outras cidades”, adianta Nayara Maksoud.

Serviços ofertados

Nas Carretas da Saúde, os exames de ultrassonografia realizados são de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Na Carreta de Tomografia os exames são das áreas de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

O post Carretas da Saúde estarão na zona norte de Manaus, com oferta de 4,2 mil exames, a partir de segunda-feira (13/01) apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo