O vereador Carlos Pai Amado (Avante) celebrou a chegada da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conhecida como ‘Carreta da Mulher’, ao bairro Cidade de Deus, na zona Norte. A partir desta segunda-feira (30 de junho), o veículo estará disponível na rua Nossa Senhora de Fátima (em frente à Escola Municipal São Benedito), oferecendo atendimento gratuito, das 7h às 17h.
Resultado direto de sua articulação com a Prefeitura de Manaus, a ação, que integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), permanecerá até 11 de julho no local, realizando exames preventivos, atendimento clínico e suporte integral.
“Muitas mulheres da nossa periferia não têm tempo ou recursos para realizar exames preventivos. Conheço essa realidade de perto, por meio do projeto ‘Comunidade em Boa Forma’, onde elas dançam zumba, e estou sempre ouvindo as necessidades. Por isso, batalhei para trazer a solução até aqui: saúde digna na porta de casa”, comentou Carlos Pai Amado.
Demanda histórica
Enquanto a Semsa opera outras unidades móveis em Manaus (zonas Oeste, Sul e Rural), a presença no Cidade de Deus atende a uma demanda histórica da zona Norte, principalmente no bairro, que ocupa o 4º lugar no ranking das maiores favelas do Brasil.
“São 10 anos de luta nas comunidades. Esta é a segunda etapa de nossa luta: primeiro trouxemos a carreta para o Tancredo Neves, agora para o Cidade de Deus. Seguiremos até cobrir todos os bairros onde as mulheres esperam por dignidade”, afirmou o vereador.
Serviços oferecidos
Serão oferecidas consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial ao pré-natal, coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero, dispensação de medicamentos, vacinação, planejamento reprodutivo, mamografia, ultrassonografia e outros serviços de saúde.
Para ter acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (SUS).
Texto: Anderson Silva (assessoria de imprensa do parlamentar)