Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas divulga ações de conscientização e combate à violação de direitos humanos

Redacao
Por Redacao

Ações goram executadas por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e demais órgãos da rede de proteção

Foto: Ygson França/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará abordagens informativas e ações sociais nos principais blocos e bandas do Carnaval de 2025. Com uma equipe de 20 servidores, incluindo assistentes sociais, psicólogos e técnicos especializados, brincantes e sociedade civil poderão aproveitar as festividades com apoio e garantia de direitos.

A Sejusc vai atuar com ações educativas, preventivas e na aplicação de políticas públicas para o combate às violações de direitos humanos, além da inclusão para mulheres, idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.

Durante as abordagens, além da distribuição de material informativo, as equipes estarão preparadas para intervir em casos de violências contra qualquer um dos públicos mais vulneráveis em grandes eventos, trabalhando em conjunto com as forças de segurança.

Acolhimento

Casos de violência e assédio contra mulheres, as denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 180, 190 e 181. Durante todo o período carnavalesco, o Serviço Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) continuará funcionando 24 horas.

Nos desfiles das escolas de acesso e grupo especial do Carnaval na Floresta 2025, no Sambódromo, a Sejusc estará com um ponto de acolhimento a pessoas que passaram por algum tipo de assédio. Basta procurar a sala situada abaixo do Bloco G, sinalizada com uma banner da Sejusc.

Para denunciar exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes ou exploração do trabalho infantil, a população pode ligar para Disque Direitos Humanos, que é o 100.

Cidadania e fiscalização

Assim como no ano passado, a Sejusc também estará com serviço de recolha de documentos perdidos, que podem ser entregues a qualquer servidor identificado. Todos os documentos encontrados poderão ser resgatados, posteriormente, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, situado na avenida Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Equipes da Sejusc também participarão, em conjunto com agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF), de fiscalizações e abordagens de segurança nos demais eventos do período carnavalesco. As ações da CIF são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Blocos e Bandas – Participação Sejusc

22 de fevereiro – BICA 2025 – Edição 36

22 de fevereiro – Banda da Difusora

2 de março – Carnaval do Bloco das Piranhas

4 de março – Bloco Carnavalesco Galo de Manaus 2025

Desfiles das Escolas de Samba – Manaus 2025

27 de fevereiro – Grupo de Acesso B

28 de fevereiro – Grupo de Acesso A

1º de março – Grupo Especial

O post Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas divulga ações de conscientização e combate à violação de direitos humanos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo