A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Assistência Social e Trabalho, retoma em 2025 as campanhas “Reciclar Ajuda a Sarar” e “Doe Frascos de Vidro – Amamentação Solidária”, em que são arrecadados, respectivamente, frascos de aerossóis e potes de vidro com tampa de plástico, que são destinados às Organizações Não Governamentais (ONG), que auxiliam pessoas em situação de risco.
Entusiasta das iniciativas que buscam auxiliar pessoas em situação de risco e também diminuam os impactos sobre o meio ambiente, o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), enfatizou que é dever da Casa Legislativa promover e incentivar campanhas que tenham como objetivo a consciência sobre o descarte correto de materiais, que podem ser reaproveitados e ajudar a população. “Enquanto for presidente da Assembleia Legislativa, essas ações terão todo o meu apoio e serão incentivadas”, enfatizou.
A deputada Mayra Dias (Avante), que foi reconduzida à presidência da Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam, defende a importância das campanhas. “A gente vem desenvolvendo esse trabalho à frente da comissão e vai dar continuidade em 2025”, afirmou.
Na campanha “Reciclar Ajuda a Sarar”, a comissão arrecada frascos vazios de aerossóis, como desodorantes, creme de barbear, inseticida, entre outros. Desde que a campanha foi lançada, já foram arrecadados mais de 10 mil frascos, que teriam o aterro controlado como destino.
A campanha realiza, desde julho de 2023, ações entre os servidores para arrecadar frascos aerossóis que são destinados ao Grupo Raio de Sol, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). A instituição, por meio de parceria com a Prolab Ambiental, empresa de reutilização de embalagens metálicas situada no Distrito Industrial (DI), consegue recursos que são investidos na ajuda de crianças em tratamento contra o câncer.
A ideia é converter os recipientes que, geralmente, são jogados no lixo e demoram mais de 500 anos para se decompor, em recursos para ajudar a custear as atividades assistenciais do Grupo FHemoam Raio de Sol.
Em dezembro, quando foi realizada a última entrega, o diretor do Grupo Raio de Sol, Grupo Raio de Sol, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam)., destacou a relevância e a visibilidade da campanha. “A campanha da comissão já é uma referência. Ela não só amplia nossas possibilidades de ajudar quem precisa, mas também conscientiza a sociedade sobre o impacto positivo da reciclagem”, disse.
Doe Frascos de Vidro
A segunda campanha promovida pela Comissão de Assistência Social e Trabalho é a arrecadação de potes de vidro com tampa de plástico, destinados ao banco de leite humano. Instituída pela Resolução Legislativa nº 990 de 2023, a campanha de doação de frascos de vidro “Doe Frascos de Vidro – Amamentação Solidária” arrecadou em 2024 quase mil potes que, após esterilizados, são entregues às doadoras de leite.
Os potes de vidro são direcionados às mães lactantes que doam o leite excedente e os copinhos medidores de vidro são utilizados no momento de alimentar os bebês, que precisam ficar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“A doação de leite materno é muito importante para todos os bebês que precisam de um alimento completo, natural e sem contraindicação alguma. De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno protege o bebê de doenças respiratórias, de pele, inflamações, verminoses, tem um papel importante na dentição, além de criar um vínculo forte entre mãe e bebê”, explicou Mayra Dias.