Campanha ‘Sorriso na Escola’ incentiva saúde bucal nas escolas

Reporter da Cidade

Com o objetivo de conscientizar estudantes, professores e familiares sobre a importância da saúde bucal desde a infância, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), promove, durante todo o mês de outubro, a “Campanha Sorriso na escola” com orientação ao Combate ao Câncer Bucal, objeto da Lei Municipal de nº 1.866/2013. 

escola municipal Djalma Passos, localizada no bairro Osvaldo Frota, zona Norte da cidade, realizou, nesta sexta-feira, 17/10, ações voltadas à campanha, que reuniu 467 alunos, além de professores, funcionários e familiares que prestigiaram a programação. 

Durante a ação, os estudantes do 1º ao 5º ano participaram de apresentações musicais, danças, escovação e o tradicional desfile do “Melhor Sorriso”, em um momento de alegria e aprendizado sobre os cuidados com a higiene bucal. O destaque foi a escolha do “Casal Sorriso”, formado por estudantes que se comprometeram com a escovação diária e demonstraram bons hábitos de higiene ao longo do ano. 

De acordo com a gestora Telma Rocha, o projeto é uma tradição na comunidade escolar. “Todos os anos realizamos essa campanha com muito carinho. É um trabalho que envolve toda a escola, com apoio da equipe de saúde e da nossa dentista, que acompanha as crianças durante todo o ano”, disse. 

A ação é desenvolvida anualmente em parceria com a unidade básica de saúde (UBS) 16 e faz parte do projeto “saúde na escola”, que há mais de 20 anos promove atividades de prevenção, escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal com escovas, cremes dentais e flúor para os estudantes

A agente de saúde, Maria Neide da Silva, responsável pela coordenação junto à escola, explicou que a ação busca reforçar hábitos saudáveis de higiene de forma lúdica e educativa.  “As crianças aprendem escovando, brincando e participando. A cada edição, elas se tornam multiplicadoras dessa conscientização dentro de casa”, afirmou. 

Entre os familiares presentes, a dona de casa Mileide Contrera, mãe do aluno Rodrigo Bermudez, de 6 anos, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças.

“Essas ações são muito importantes, porque ensinam desde cedo o valor de cuidar dos dentes. Meu filho chega em casa animado, querendo mostrar como escova direitinho. É um aprendizado que eles levam para a vida toda e para a nossa família”, comentou. 

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Fotos – Divulgação/Semed 

Compartilhar este artigo