Câmara Municipal homenageia Nádia Vettori com o título de cidadã de Manaus

Redação

Com a participação de lideranças e leigos da Igreja Católica, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) concedeu, na tarde desta terça-feira (13 de maio), o título de Cidadã de Manaus à missionária Nádia Vettori, enfermeira e missionária que se dedicou a cuidar de quem mais precisa. A propositura foi do vereador Zé Ricardo (PT).

Para o parlamentar, a homenagem é justa pelo trabalho que a missionária vem realizando há décadas na cidade de Manaus.

“Esse título representa o reconhecimento a todos e todas que tem a caminhada pastoral e eclesial em defesa da vida, principalmente dos mais pobres, por meio da Pastoral da Criança, organismo da Igreja Católica que ajuda todos os dias a salvar a vida e cuidar da saúde de milhares de crianças no Amazonas e em todo Brasil”, destacou o vereador.

Emocionada, Nádia agradeceu aos amigos presentes e ao vereador pela homenagem e destacou que, desde que chegou em Manaus, sentiu-se acolhida.

“Lutar pelos Direitos Humanos é essencial. Esse diploma não é só meu. Dedico a todos que fizeram a Missão Pistoia aqui em Manaus, que é uma missão que completou 50 anos, servindo à outras igrejas irmãs”, destacou a homenageada.

Sobre a homenageada

Nádia Vettori nasceu em Casalguidi, Pistoia, na Itália, no ano de 1944, e cresceu no povoado de Masiano, sendo a primeira dos quatro filhos. Sem possibilidade de continuar os estudos além do ensino fundamental, iniciou o trabalho com 11 anos de idade. Suas raízes são baseadas na fé, nas ações em defesa da vida e na partilha vivida em casa.

Foi catequista e responsável pelo grupo jovem da Ação Católica Paroquial. Trabalhou no Centro Diocesano da Ação Católica que a fez sair da sua paróquia de origem. De 1967 a 1972, trabalhou como secretária do Centro Diocesano Feminino de Ação Católica em Pistoia. Em novembro de 1974, veio para o Brasil, onde há 43 anos trabalha nas periferias.

Nádia completou 80 anos de vida em novembro passado, dos quais 42 passou trabalhando no Brasil, em especial em Manaus, onde, como coordenadora da Pastoral da Criança, acompanhava, com as líderes que eram capacitadas, a vida de milhares de famílias com orientações para os cuidados com as crianças, no programa que fez história no Brasil, salvando vidas.

Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo
Leave a comment